TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instituto da estabilidade

Por:   •  16/6/2015  •  Dissertação  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 3
  1. O que é o instituto da estabilidade ? (ficar no emprego ainda que contra vontade do empregador)
  2. Estabilidade é o direito do trabalhador de permanecer no emprego, mesmo contra a vontade do empregador, enquanto existir uma causa relevante e expressa em lei que permita sua dispensa

  3. Explique a estabilidade do Cipeiro e do dirigente sindical ? 
  4. São estabilidades provisórias,
  5. Cipeiro o empregado eleito para o cargo de direção de comissões internas de prevenção de acidentes, desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato, não pode ser dispensado arbitrariamente ou sem justa causa.
  6. O dirigente sindical, não pode ser dispensado do emprego o empregado sindicalizado ou associado, a partir do momento do registro de sua candidatura a cargo de direção ou representação, de entidade sindical ou associação profissional, até um ano após o final do seu mandato, caso seja eleito, inclusive como suplente, salvo se cometer falta grave devidamente apurada nos termos da legislação. 

  7. 3) Explique quantos dirigentes sindicais da categoria possuem estabilidade de emprego ? (quatorze)
  8. 14
    4) Qual Cipeiro possui estabilidade no emprego ? (Vice-Presidente e seu suplente)

  9. 5  Explique a estabilidade da gestante, com base na ADCT art. 10, Súmula 244 TST, OJ 399.
  10. O artigo 10, II, "b" do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal/88 confere à empregada gestante a estabilidade provisória, desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.
  11.  

  12. 6) Explique a estabilidade do trabalhador acidentado no trabalho (art.118, lei 8212/91)
  13. De acordo com o artigo 118 da Lei nº 8.213/91, o segurado que sofreu acidente do trabalho tem garantida, pelo prazo de 12 meses, a manutenção de seu contrato de trabalho na empresa, após a cessação do auxílio-doença acidentário, independente de percepção de auxílio-acidente. Significa dizer que tem garantido o emprego o empregado que recebeu alta médica, após o retorno do benefício previdenciário. 
  14.  

  15. 7) O que é acidente típico e atípico ?
  16. Típico: ocorre, subitamente, no horário de trabalho, como a queda de uma escada.
  17. Atípico (ou doença do trabalho): doença sofrida em razão do trabalho, também conhecida como doença ocupacional ou profissional (como adquirir deficiência auditiva pelo barulho em fábricas ou tendinite por digitar muito no computador)

  18. 8) O que é doença do trabalho e doença profissional ?
  19. Doença profissional, ou ocupacional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada  profissão, ou função, ou seja, está diretamente ligada a profissão do trabalhador.
  20. Ex: O soldador que desenvolveu catarata.
  21.   
  22. Já a doença do trabalho está mais ligada ao meio ambiente de trabalho, é aquela que tem ligação com o ambiente onde o trabalho é exercido.
  23. Ex: Um trabalhador que está exposto ao ruído excessivo, em um galpão de solda, e desenvolve surdez. Esse é um caso típico de doença do trabalho.

  24. 9) Explique a estabilidade concedida pelo Poder Judiciario aos portadores do HIV ?
  25.  súmula 443 do TST (Tribunal Superior do Trabalho) – que estabelece a presunção de discriminação na dispensa de portadores do vírus da AIDS. Ou seja, cabe à empresa provar que não demitiu o funcionário em função de sua doença.
  26.  
  27. A legislação não prevê estabilidade para portadores do HIV, mas para Justiça do Trabalho essa garantia pode ser reconhecida com a interpretação da Constituição e outras leis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (149.4 Kb)   docx (298 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com