TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introducao ao direito

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.213 Palavras (9 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 9

ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA.

FAC III - FAV

Curso de Direito

Direito Comercial e Empresarial II

 Semestre

Prof. Luiz Carlos de Barros Lapolla

I – INTRODUÇÃO AO DIREITO SOCIETÁRIO

  1. Considerações iniciais.

        Antes de iniciarmos propriamente o estudo do direito societário, cujo objeto é a sociedade empresária, preciso é que recapitulemos alguns conceitos já vistos, não somente os tratados no semestre anterior, nas aulas de Direito Comercial I, mas também aqueles estudados em âmbito do direito civil. Assim, repassemos a teoria da pessoa jurídica, uma vez que a sociedade empresarial é espécie daquela.

        No direito brasileiro, as pessoas jurídicas assim se classificam:

  • Pessoas jurídicas de direito público interno: União, Estados, Distrito Federal, Municípios, autarquias, fundações públicas.

  • Pessoas jurídicas de direito público externo: Estados estrangeiros, organizações e organismos internacionais, como Organização das Nações Unidas, União Européia, Organização do Tratado do Atlântico Norte etc.
  • Pessoas jurídicas de direito privado: associações, sociedades, fundações, organizações religiosas e partidos políticos. Podem ser criadas com capital público, como é o caso das sociedades de economia mista e das empresas públicas. As sociedades e associações constituem o que se denomina “universitas personarum” – reunião de pessoas, ao passo que as fundações compõem “universitas rerum” – reunião de bens destinados a prover determinada atividade.

        A sociedade empresária é espécie, portanto, de pessoa jurídica de direito privado. Façamos ainda algumas distinções.

        Associação difere de sociedade. Com efeito, as associações buscam fins que não são econômicos, destinadas que estão à cultura, às tradições, ao esporte, ao lazer, à arte. As sociedades necessariamente visam ao lucro. Dividem-se, estas últimas, em:

  • Sociedades simples: desempenham atividade civil. Como por exemplo, temos aquelas constituídas por profissionais liberais.

  • Sociedade empresária: desempenham atividade própria do empresário (outrora denominado comerciante). O empresário é aquele que exerce profissionalmente atividade organizada voltada à produção ou circulação de bens ou serviços, segundo se infere dos arts. 966 e 982, CC.

        Lembremos que é considerado empresário aquele que desenvolve e organiza de forma profissional os fatores de produção, lastreando-se em quatro pilares: capital, insumos, mão-de-obra e tecnologia (conhecimento relativo a atividade exercida).

        As sociedades simples têm por objeto atividades de natureza artística, científica e intelectual, conforme preconiza a lei.

  1. Nova nomenclatura.

        De acordo com o Código Civil de 2002, temos quanto à terminologia das sociedades:

Antigas sociedades civis – atuais sociedades simples.

Antigas sociedades comerciais – atuais sociedades empresárias.

        Ressalta-se que o critério para se determinar se esta ou aquela entidade é simples ou empresária é a efetiva atividade exercida; se é ou não profissionalmente organizada.

        Esse critério somente não é aplicado em caráter excepcional. Isto porque:

Toda sociedade anônima, independentemente da atividade exercida, é sociedade empresária.

Toda cooperativa, independentemente da atividade exercida, é sociedade simples.

  1. Espécies de sociedade empresária.

        Passamos a tratar do objeto de estudo desse primeiro semestre: a sociedade empresária, que pode ser uma dentre algumas elencadas pela lei, em rol taxativo (conforme art. 983, 1ª parte, CC):

  • Sociedade em nome coletivo (N/C)
  • Sociedade em comandita simples (C/S)
  • Sociedade limitada (Ltda.)
  • Sociedade anônima (S.A.)
  • Sociedade em comandita por ações (C/A)

        Vêm elas reguladas pelo Código Civil e, no caso das duas últimas, também pela Lei 6404/76, que tem sido modificada por sucessivos novos diplomas.

        Observamos que mesmo as sociedades simples podem assumir uma das espécies previstas pela lei. Porém, ao se adotar a forma de sociedade anônima, automaticamente a sociedade será guindada à condição de empresária.

  1. Personificação da sociedade empresária: sociedades despersonificadas.

        Existem sociedades sem personalidade jurídica. Estudamos que esta se adquire com o registro dos atos constitutivos junto aos órgãos competentes. Em se tratando de sociedade empresária o órgão competente é a Junta Comercial; no caso da sociedade simples, competente é o Ofício do Registro de Pessoas Jurídicas.

        O Código Civil trata de duas espécies de sociedade sem personalidade jurídica: a sociedade em comum e sociedade em conta de participação.

4.1. Sociedade em comum.

        A sociedade que não registra seus atos constitutivos – contrato social ou estatuto social – é considerada sociedade irregular. A doutrina distingue esta sociedade irregular da denominada sociedade de fato. A sociedade de fato sequer possui atos constitutivos. A sociedade irregular os tem, mas não os registra; ou, uma vez tendo existência delimitada, e uma vez expirado o prazo de sua duração, não se renovam seus registros. Há uma irregularidade incidental, não originária, nesse último caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (143.8 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com