TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Justiça e sua acessibilidade: acesso a justiça

Por:   •  17/2/2016  •  Resenha  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 2

CAP I

O conceito de acesso à justiça sofreu uma transformação importante no decorrer dos últimos séculos. Antes, os procedimentos adotados para solução dos litígios civis refletiam a filosofia essencialmente individualista dos direitos então vigorantes. O acesso à proteção judicial era meramente voltada ao direito formal do indivíduo e o Estado se via em um estado de passividade com relação à defesa e garantia dos direitos de um indivíduo, na prática. A justiça no sistema do laissez-faire só podia ser obtida por aqueles que pudessem arcar com seus custos - os que não possuíam tal capacidade eram responsáveis por sua sorte.

À medida que as sociedades liberais cresciam, o conceito de direitos humanos começou a sofrer alterações. Com o crescimento, os relacionamentos assumiram um caráter mais coletivo que individual. O movimento fez-se no sentido de reconhecer os direitos e deveres sociais dos governos. O acesso à justiça pode, portanto, ser encarado como o requisito fundamental de um sistema jurídico moderno e igualitário que pretenda garantir, e não apenas proclamar os direitos de todos.

CAP II

Existem obstáculos para a garantia do acesso à justiça igualitário (nas devidas proporções, já que as partes jamais serão perfeitamente iguais). São eles:
- O alto custo judicial já que uma ou ambas as partes deverão suportá-los - pequenas causas e tempo;
- As possibilidades das partes: é a noção de que algumas espécies de litigantes gozam de uma gama de vantagens estratégicas - recursos financeiros, aptidão para reconhecer um Direito e propor uma Ação ou Sua Defesa, Litigntes "eventuais" e litigantes "habituais";
- Os problemas espeicias dos interesses difusos.

 Deve-se enfatizar que tais barreiras não podem ser simplesmente eliminadas uma por uma, por estarem inter-relacionadas, e as medidas tendentes a melhorar o acesso por um lado podem exarcerbar as supracitadas por outro.

CAP III

Para tentar solucionar os problemas relativos à insuficiência da efetividade concernente ao acesso à justiça, emergiram três posicionamentos:
- Assistência Judiciária (Judicare; o advogado remunerado pelos cofres públicos; modelos combinados. Medidas muito importantes foram adotadas nos últimos anos para melhorar os sisotemas de assistência judiciária. No entanto, não pode ser o único enfoque a ser dado na reforma que visa o acesso à justiça. Em segundo lugar, para auxiliar aqueles que não podem pagar por seus serviços, é preciso que os advogados em questão se tornem disponíveis, o que suscita em grandes dotações orçamentárias, problema básico dos esquemas de assistência judiciária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com