TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl marx

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 3

Uma palavra fortemente associada a Karl Marx é ideologia. Um grande problema da sociedade capitalista é que a parte da burguesia, que é quem detém a mercadoria, explora a classe trabalhadora, que detém a força de trabalho, havendo assim a exploração do potencial de trabalho de um homem sobre outro homem. A classe burguesa cria ideias para aparentar que o interesse dessa classe é o mesmo que o da classe coletiva. Essa exploração leva a criar uma forma de ideologia sobre os explorados, a qual eles não percebem. Dessa forma, “a ideologia dominante na sociedade é a ideologia da classe dominante (Karl Marx)”. Acerca do documentário “A servidão moderna” o que acontece é que a servidão dos dias atuais é a voluntária e na qual as pessoas estão sendo escravizadas pelo trabalho. Essa exploração acontece sem as pessoas saberem, ou as que sabem são poucas e o mais difícil é, as pessoas que enxergam isso, irem em busca dos seus direitos. Uma boa parte se acomoda e espera que alguém vá resolver esse problema por ela, muitas vezes políticos, mas boa parte dessas pessoa não sabem escolher muito bem esse(a) representante, não vivem a questão social, não tem tempo para isso, não conhecem. Um fator importante que se destaca nesse contexto é a mídia, na qual a pessoa acaba ficando alienada e tenta não enxergar, entender a realidade e então acaba sendo influenciado de várias formas. Essa “vítima”, tem como lazer, nas poucas horas disponíveis nas quais não está trabalho, a televisão e esse meio ainda traz prejuízos a ela. O ser humano é muito dominado pela publicidade, pela marca, pelo status. É uma busca incessante por objetos matérias, que muitas vezes a própria pessoa ajudou direta ou indiretamente na produção. Tudo isso ocorre devido o capitalismo, em busca de um padrão de ideologia, modelo, que nunca acaba, apenas se modifica e que foi e é criado pela minoria mas que é a classe dominante.

Comparando agora esse assunto ao filme “tempos modernos” o que se pode perceber é que a busca pelo ideal causa a alienação, que já existia naquela época, e que até hoje podemos ver, diante de pessoas que vivem para o trabalho. Uma falsa ideia de felicidade era criada para a classe trabalhadora, na qual eles só iriam possuir através do trabalho, que é a essência humana, quando na verdade a real felicidade não era isso e só determinadas pessoas possuíam de verdade.

Antigamente, pode-se considerar um fato de que os trabalhadores viviam em situação de extremo estresse devido seu trabalho bitolado e repetitivo, cada um tinha a sua função e só fazia exclusivamente aquilo. Tudo aquilo, e até hoje, era e é feito em busca de uma mínima condição existencial que é de alimentação, moradia, lazer e etc. Hoje as formas de estresse são outras, devido a modernização, sendo elas o engarrafamento, multidões nas ruas, o desemprego, a fome, a miséria... entre outros.

Ademais, mesmo o tempo mudando e passando, hoje em dia ainda existe a presença da alienação das pessoas devido ao trabalho, pois quem gera isso é o sistema capitalista e essa é uma crítica de Marx. O trabalhador troca sua energia que tem de vida em prol do trabalho, para alcançar seus objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com