TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIBERALISMO ADAM SMITH DAVID RICARDO

Por:   •  11/5/2017  •  Resenha  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  1.176 Visualizações

Página 1 de 2

  • Liberalismo

O liberalismo é um sistema político-econômico baseado na defesa da liberdade individual, nos campos econômico, político, religioso e intelectual, contra as ingerências e atitudes coercitivas do poder estatal.

O liberalismo apresenta essencialmente dois aspectos: a crença na existência de uma lei natural que regula os fatos econômicos e a convicção de que os melhores resultados serão obtidos na medida em que se evite interferir em tais leis. 

  • Adam Smith

Adotava uma atitude liberal, apoia o não intervencionismo do Estado na economia pois acredita que o Estado prejudica a economia.

Adam vê a desigualdade como um incentivo ao trabalho, sendo o trabalho fundamental para se atingir um melhor nível de vida.

De acordo com ele, a riqueza das nações cresceria somente se os homens (governantes) não inibissem o crescimento concedendo privilégios que iriam impedir o sistema competitivo de exercer seus efeitos.

Para Adam, todos aplicam seu capital para que ele renda o máximo possível, levando em consideração somente o interesse e benefício pessoal; e ao promover seu interesse pessoal o indivíduo ajuda o interesse coletivo. Exemplo: O pão está na mesa não pela boa vontade do padeiro, mas sim por seu egoísmo, pela sua vontade de atingir um nível superior de vida.

  •  O Estado

Adam defende que o Estado deve ter 3 funções:

  1. Segurança Militar
  2. Administração da Justiça
  3. Erguer e manter instituições públicas

O comércio deve ter liberdade de circulação, assim pode-se adquirir mais quantidades a menores preços e essa liberdade deve ser mantida mesmo que implique na desigualdade social.

  •  Teoria de Valor

Smith diz que o valor do produto é a soma de três componentes, o salário, os lucros e os aluguéis.

Smith distinguiu o preço de mercado e preço natural. Preço de mercado é o verdadeiro preço da mercadoria e é determinado pela Oferta e procura.

Preço natural é o preço ao qual a venda fosse apenas para dar lucro, determinado pelos custos de produção, sem interferência da Oferta e procura.

  • Importante ressaltar que o Estado Liberal garante apenas direitos de primeira dimensão, que são direitos civis e políticos.

  • David Ricardo

Ricardo fazia distinção entre noção de valor e riqueza.

Valor era considerado como a quantidade de trabalho necessária à produção do bem, dependendo apenas do seu grau de dificuldade.

Riqueza era entendida como os bens que as pessoas possuem, bens necessários, úteis e agradáveis.

O preço era representado por uma quantidade de moeda, as variações nos valores da moeda implicavam em variações no preço mas não varia o valor do bem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com