TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MBA EM LEGISLAÇÃO, AUDITORIA E PERÍCIA AMBIENTAL

Por:   •  16/7/2020  •  Resenha  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM LEGISLAÇÃO, AUDITORIA E PERÍCIA AMBIENTAL

Resenha Crítica de Caso

Natália Linhares Dias

Trabalho da disciplina Auditoria ambiental interna e externa

                                                 Tutor: Prof. Marcia Andrea da Silva Almeida

Rio de Janeiro

2020

O PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO

Referência:

T O F F E L, M I C H A E L W .; A R A G O N, N A Z L I Z . U L U D E R E. O Princípio da Precaução. Harvard Bussiness School, 7 fev. 2013.

Disponível em : visite www.hbsp.harvard.edu/educators .  Acesso em 13/07/2020

O Princípio da Precaução tem sido abraçado como o novo paradigma para os sistemas jurídicos na proteção à saúde e ao risco ambiental. Ele tem por princípio a capacidade de minimizar dano a humanos e ao meio ambiente limitando atividades que não sejam comprovadamente seguras a todos. Dessa forma é possível observar e mitigar futuros impactos, sejam eles em um curto espaço de tempo ou daqui a 100 anos. No entanto o princípio da precaução pode levar a um baixo incentivo a novas tecnologias que podem levar a beneficies no futuro.

Por definição o princípio da precaução significa que a falta de argumentos científicos ou evidencias não pode invalidar uma teoria, incorporando a ela uma margem de segurança aos estudos de forma a tornarem mais seguros. De toda forma, ele promove uma mudança de paradigma e propõem um pensamento mais critico sobre as situações avaliadas. Valeria a pena interromper um avanço cientifico mesmo sem resultados? Ou vale a pena avaliar os riscos, sugerir medidas mitigatórias e de prevenção dos possíveis risco?

A diferenciação entre incertezas e riscos dá fundamento ao princípio da precaução de tornar ações regulatórias partes do processo de implementação, podendo assim gerenciar riscos, gerenciando assim a forma de abordagem não se tornando exclusivamente um benefício econômico, mas socioambiental seja por abordagens quantitativas e qualitativas e da aceitação do público alvo.

A maior objeção ao princípio da precaução é sua natureza vaga e fatal de definição universal. Como exemplo disso a inclinação para o principio se tornar lei internacional habitual sem definição aceita é uma fonte conflituosa para o comercio internacional. Já que essa relação

com o comercio internacional é forte em algumas nações visto as influencias sobre o comercio de carne e alimentos geneticamente modificados. Sendo tudo isso ligado ao sentimento de perda que muitos investidores possuem.

Como estudo de caso podemos citar as indústrias farmacêuticas e os estudos para novos fármacos. Muitas vezes podemos ver a procurar pela cura ou tratamento alternativos para uma doença com olhos receosos. Mas quando vemos o potencial de atingimento do resultado podemos mudar nosso olhar e vislumbrar um avanço tecnológico sem precedentes. O desenvolvimento de novos fármacos pode aumentar a qualidade de vida de muitas pessoas porem para sua produção podemos avaliar os impactos dos rejeitos de uma usina de processamento, potenciais químicos lançados em fluxos d’água e por adiante. Apenas por esses motivos lidos acima não devemos estudar as aplicabilidades da nova droga? Qual seria a funcionalidade deste novo fármaco? Ele pode ser associado ao tratamento de mais de uma doença? Podemos mitigar os riscos de produção a fim de não termos impacto algum ou reduzirmos potencialmente esse impacto? Todas essas são perguntas que devem ser respondidas por todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (146.1 Kb)   docx (403.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com