TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE FORMATO DE ARTIGO TÉCNICO-CIENTÍFICO

Por:   •  5/6/2018  •  Artigo  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  956 Visualizações

Página 1 de 5

MODELO DE FORMATO DE ARTIGO TÉCNICO-CIENTÍFICO (TÍTULO DO TRABALHO)

(dois espaços)

Nome do aluno 1; Nome do orientador.2; Nome do co-orientador.3

(um espaço)

1 Graduando em Engenharia Mecânica, Faculdade de Talentos Humanos, Uberaba (MG), e-mail: fulandodasilva@facthus.edu.

2 Orientador, Faculdade de Talentos Humanos, Uberaba (MG), e-mail: beltrano@hotmail.com.

3 Co-Orientador, Faculdade de Talentos Humanos, Uberaba (MG), e-mail: spdc@embrapa.br.

(um espaço)

RESUMO: O texto deverá ter no máximo 200 palavras e continuar na mesma linha da palavra RESUMO (a palavra resumo deverá vir em caixa alta e em negrito). O resumo não deverá repetir o título. Deve ser composto por frases claras e sucintas e conter as conclusões mais importantes do trabalho.

(um espaço)

PALAVRAS CHAVE: (deverão vir imediatamente após o resumo, sem saltar espaço, deverão ser utilizadas no máximo cinco, separadas por ponto e vírgula, em ordem alfabética).

(um espaço)

TÍTULO DO TRABALHO EM INGLÊS

(um espaço)

ABSTRACT: idem ao resumo em inglês.

(um espaço)

KEYWORDS: idem as palavras-chave em inglês.

(um espaço)

INTRODUÇÃO

Os materiais cerâmicos contem fases que são compostos de elementos não metálicos e metálicos. Existem muitas fases cerâmicas, pois muitas são as combinações possíveis de átomos metálicos e não metálicos podendo existir vários arranjos estruturais diferentes para a mesma combinação. Até cerca de 40 anos atrás, os mais importantes materiais nesta classe eram denominados "cerâmicas tradicionais", aquelas para as quais a matéria prima básica é a argila; produtos considerados como cerâmicas tradicionais são louça, porcelana, tijolos, telhas, ladrilhos, azulejos, manilhas e, em adição, vidros e cerâmicas de alta temperatura. Ultimamente, significativos progressos têm sido feitos no entendimento do caráter fundamental destes materiais e dos fenômenos que ocorrem neles que são responsáveis pelas suas únicas propriedades. Conseqüentemente, uma nova geração destes materiais foi desenvolvida e o termo “cerâmico” tem sido tomado com um significado muito mais amplo. Em vários graus de importância estes materiais têm um efeito bastante dramático sobre as nossas vidas; eletrônica, computador, comunicação, aeroespacial e um grande número de outras indústrias se apóiam no seu uso.

 (um espaço)

MATERIAL E MÉTODOS

(um espaço)

Devem ser referenciadas as técnicas, os método, os procedimentos de rotina e os instrumentos de coleta de dados. Não poderão ser utilizados subtítulos no Material e Métodos. Poderão conter se necessárias ilustrações (FIGURAS, TABELAS e EQUAÇÕES).

(um espaço)

RESULTADOS E DISCUSSÃO

As propriedades dos materiais cerâmicos, assim como a dos outros materiais, dependem de suas estruturas. Em primeiro lugar, entre essas propriedades está a condutividade elétrica baixa, a qual é conseqüência da imobilidade dos elétrons das ligações iônicas e covalentes. Como os materiais cerâmicos são comumente utilizados como isolantes, são importantes as suas propriedades dielétricas que estão intimamente ligadas a com a estrutura dos cristais. Analogicamente as propriedades magnéticas dos materiais cerâmicos dependem do arranjo dos cátions e dos seus elétrons que não pertencem à camada de valência. As propriedades mecânicas resultam das várias combinações de ligações iônicas, covalentes e de van der Waals que existem nas estruturas. 

Usam-se como isolantes elétricos ou como partes funcionais de um circuito elétrico, quando são usados como isolantes, os materiais cerâmicos devem ser apenas eletricamente inertes e capazes de isolar dois condutores em diferentes potenciais. Quando usados como componentes funcionais, deve haver uma interação entre o campo elétrico e as cargas dentro da estrutura do material.

Todos os corpos são constituídos por átomos e estes são formados por partículas com pequenas dimensões que são os nêutrons (não possuem carga), os prótons (partículas de carga positiva) e os elétrons (partículas de carga negativa). Os nêutrons juntamente com os prótons ficam no interior do núcleo, e os elétrons ficam na eletrosfera. Para manter esses elétrons sempre em órbita na eletrosfera, existem forças internas que os seguram, não deixando que os mesmos escapem. No entanto, quanto maior a distância entre a órbita e o núcleo, mais fraca é a força que mantém o elétron preso ao átomo, pois, dessa forma, pode se mover com certa liberdade no interior do material, dando origem aos chamados elétrons livre.

O que determina se um material é condutor ou isolante é justamente a existência dos elétrons livres. São eles os responsáveis pela passagem e transporte da corrente elétrica através dos materiais. São chamados de condutores aqueles materiais onde há possibilidade de trânsito da corrente elétrica através dele como, por exemplo, o ferro. Este é um elemento químico que possui dois elétrons na última camada, os quais estão fracamente ligados ao núcleo. Dessa forma, o ferro se torna um ótimo condutor de eletricidade.

Com os materiais isolantes, também chamados de materiais dielétricos, ocorre o processo inverso. Nesses materiais, os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo atômico, ou seja, eles não possuem elétrons livres ou a quantidade é tão pequena que pode ser desprezada. Dessa maneira, não permitem passagem de corrente elétrica. São bons exemplos de materiais isolantes: o vidro, a borracha, a cerâmica e o plástico. Os semicondutores são sólidos cristalinos de condutividade elétrica intermediária entre condutores e isolantes. Os elementos semicondutores podem ser tratados quimicamente para transmitir e controlar uma corrente elétrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (170.7 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com