TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE READEQUAÇÃO DA PENA

Por:   •  19/2/2016  •  Abstract  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 2

EXCELENTÍSSIMO JUIZ DE DIREITO DA *** VARA DE EXECUÇÕES PENAIS DA COMARCA DE BELÉM, ESTADO DO PARÁ.

Ref. Ao Proc. N. ********************

                A Defensoria Pública do Estado do Pará, por meio do Defensor Público, infra assinado, consubstanciado no artigo 5º, inciso LXXIV da CF/88 e art. 81-A da Lei 7.210/84 – LEP (artigo acrescido pela Lei 12313/2010), velando pela regularidade da execução da pena, vem à presença de Vossa Excelência, em favor de **************, manifestar-se pela READEQUAÇÃO DO REGIME INICIAL DA PENA, DO REGIME FECHADO PARA O REGIME SEMIABERTO.

O MM. Juiz (a) que prolatou a sentença condenatória, no momento da fixação do regime inicial da pena, não fundamentou de forma concisa os motivos que o levaram a fixar o regime inicial mais severo. Conforme a Súmula nº 719 do Supremo Tribunal Federal “a imposição do regime de cumprimento mais severo do que a pena aplicada permitir exige motivação idônea (grifo nosso). Portanto, para que o Magistrado imponha um regime mais rígido que a pena, é necessário que ele fundamente os motivos que o levaram a esta decisão.

A nossa Carta Magna em seu art. 5º, inciso XLVII, estabelece que “a pena será cumprida em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza do delito, a idade e o sexo do apenado”. (grifo nosso). Deverá o Magistrado atentar-se para o Princípio da Proporcionalidade na aplicação do regime inicial da pena.

Na fixação do regime inicial da pena, o Magistrado deveria observar o tempo da pena, se é réu primário ou reincidente, bem como os critérios estabelecidos no art. 59 do CPB. Porém com a vigência da nova (Lei nº 12.736/12), o magistrado passou observar também o tempo de prisão provisória, administrativa ou de internação, para que posteriormente, ao final da dosimetria da pena faça a detração da mesma, adequando o regime inicial da pena.

        Nesses termos, espera deferimento.

        

        Belém, 23 de outubro de 2015.

Francisco Nunes Fernandes Neto

DEFENSOR PÚBLICO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (227.1 Kb)   docx (480.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com