TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia

Por:   •  31/3/2015  •  Projeto de pesquisa  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

Macroeconomia é o seguimento que estuda o funcionamento econômico em geral, bem como as políticas econômicas que são adotadas em um país, avaliando questões como: nível de preço, emprego e desemprego, moeda, taxa de juros e etc. Por sua vez, a política macroeconômica refere-se ao conjunto de medidas adotado pelo governo visando afetar agregados econômicos como crescimento da economia, inflação, taxa de desemprego, balanço de pagamento e distribuição de renda. Para a formulação e tomada de decisões de política econômica é fundamental a avaliação oportuna e consistente da evolução da economia e de diferentes estratégias e alternativas de políticas.

As políticas macroeconômicas buscam visar o acompanhamento constante do desenvolvimento econômico buscando elabora e avaliar medidas e estratégias para o crescimento sustentado da economia como metas principais destaca-se o alto nível de emprego, distribuição justa de renda, instabilidade de preços e crescimento econômico. Esse comportamento visa não só o cenário interno, mas também o externo. Fatores econômicos mundiais que causam efeito cascata atingindo vários outros países.

A secretaria adjunta de políticas macroeconômicas do governo federal é o setor responsável por fazer essas avaliações preventivas de análises internas as quais tomam a forma de relatórios, estudos, pareceres, apresentações e informativos procurando estimular o crescimento da capacidade produtiva da economia (PIB) de uma maneira sustentável, ou seja, o aumento da quantidade de bens e serviços ofertados acompanhado do aumento do nível de emprego. Cabe ressaltar que crescimento econômico é diferente de desenvolvimento econômico sendo que, crescimento econômico é o aumento da renda nacional, já o desenvolvimento econômico inclui melhorias nos indicadores sociais (pobreza, desemprego, meio ambiente, moradia e etc.).

Estabilidade do nível geral de preços (control

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com