TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mediação de conflito

Por:   •  15/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 3

Matriz: Cenário dos meios extrajudiciais de resolução de conflitos

Aula: 1

Assunto: AULA 1

Dúvida: Qual a diferença entre mediação e conciliação?

Resposta: Uma grande diferença entre a mediação e a conciliação reside exatamente no papel destinado ao terceiro interveniente. Enquanto mediador, esse terceiro apoia as partes para que delas mesmas surja a solução, enquanto que, na conciliação, o terceiro tem a iniciativa de propor às partes a solução para o conflito. Na mediação temos um procedimento que trabalha com a comunicação entre as partes, sendo o acordo uma consequência desse trabalho; enquanto na conciliação vamos ter um trabalho que busca chegar a um acordo entre as partes.

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS (EAD)

Matriz: Cenário dos meios extrajudiciais de resolução de conflitos

Aula: 1

Assunto: Características dois meios alternativos de resolução de controvérsias

Dúvida: Boa tarde Por que é utilizar procedimentos mais simples e informais ao invés de estabelecer a ênfase na postura adversarial das partes? Abraços Sueli costa

Resposta: O conflito é um fenômeno inerente às relações humanas. O mediador trabalha com o conflito e deve ter essa compreensão, como pressuposto para que possa desenvolver os caminhos para as soluções entre os mediandos. O conflito é entendido a partir de um enfoque adversarial: leva-nos a não dar importância ao que o outro fala ou escreve. E assim, vemos aquelas situações nas quais o conflito é disputa: enquanto uma pessoa se expressa, a outra já está preparando a sua argumentação, sem ouvir o que o outro está falando.

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS (EAD)

Matriz: Cenário dos meios extrajudiciais de resolução de conflitos

Aula: 1

Assunto: conciliação e mediação seguen a mesma direção ?

Dúvida: gostaria de saber sobre conciliação e mediação seguem a mesma direção ?

Resposta: Mediação Há uma ¿autocomposição assistida¿, ou seja, são os próprios envolvidos que discutirão e comporão o conflito, mas com a presença de um terceiro imparcial, que não deve influenciar ou persuadir que as pessoas entrem em um acordo. No processo de mediação existe a preocupação de (re)criar vínculos entre as pessoas, estabelecer pontes de comunicação, transformar e prevenir conflitos. Conciliação A conciliação é bastante confundida com a mediação, mas são institutos distintos. Na primeira, o(a) conciliador(a) faz sugestões, interfere, oferece conselhos. Na segunda, o(a) mediador(a) facilita a comunicação, sem induzir as partes ao acordo. Esse, aliás, é o objetivo primordial da conciliação; na mediação, por outro lado, o acordo será apenas uma conseqüência e um sinal de que a comunicação entre as pessoas foi bem desenvolvida.

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS (EAD)

Matriz: Cenário dos meios extrajudiciais de resolução de conflitos

Aula: 1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com