TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memoriais Escritos

Por:   •  26/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 4

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA _____ VARA CRIMINAL DA COMARCA _________

A RÉ, já qualificado nos autos, vem, por seu advogado, oferecer MEMORIAIS, com fundamento no artigo 403, § 3º, c/c art 394, §5º do Código de Processo Penal, pelas razões a seguir expostas:

I - FATOS

A Ré foi denunciada pelo crime de lesão corporal leve com agravante da vitima estar grávida com base no art. 129 do Código de Processo Penal, c/c art. 61, h, tendo o ato acontecido em 01 de Abril de 2015, porém com recebimento da denuncia em 31 de outubro de 2016.

Segundo a denúncia recebida, a vitima Ivete, levou um chute nas costas confundida com Ludmila a quem a agressão estava direcionada, o impacto da lesão levou a vitima ao chão de joelhos, entretanto esta só fez denúncia sobre o ocorrido 06 (seis) meses após o fato, sendo impossível a realização de exame de corpo de delito, por conta do tipo de ferimento ocasionados no momento do fato.

Em audiência a acusada arrolou como testemunha a senhora Ludmila, que afirmou com convicção a veracidade dos fatos, apesar de não estar presente na cena no momento da ocorrência, sendo a única testemunha ouvida.

Encerrada a audiência o juiz abriu prazo ás partes para que apresentassem seus memoriais descritivos.

II – DO DIREITO

Como se vê, Excelência, a denúncia não merece prosperar pelas razões a seguir expostas:

a) Da nulidade: conforme estabelecido no art.38 Código de Processo Penal e análise dos prazos e datas, quanto à prescrição do crime, tendo como base a data do fato e a data do recebimento da denúncia, passando entre as datas o período de 06 meses e 17 dias, contudo devemos lembrar que a legislação estabelece o prazo decadencial para o crime em questão de 06 meses a contar da data do fato, sendo notória sua nulidade processual.

b) Afastamento de agravante: restou provado de forma contundente, o erro de pessoa, através do depoimento da acusada que buscava lesionar Ludmila, atingindo Ivete que encontrava-se gestante por um infortúnio, o que afasta o agravante caso não haja o entendimento de nulidade. Há que se ressaltar ainda, que a acusada é ré primária, devendo ser afastada o agravante da reincidência, mencionada pelo órgão ministerial, uma vez que o instituto da reincidência só atinge o réu após sentença condenatória penal transitada em julgado, pelo princípio da presunção da inocência.

c) Ausência de prova de existência do fato: cabe ressaltar que a acusação não obteve êxito quanto a provar como o fato realmente aconteceu, havendo ausência de justa causa para pretensão punitiva, devendo a acusada ser absolvida nos termos do art. 386, II, do Código de Processo Penal. Deve-se ressaltar que não foi possível fazer o exame de corpo de delito, pois não havia mais vestígios das agressões sofridas pela vitima, em razão do decurso de tempo entre a data dos fatos e a representação, assim como o fato da única testemunha ouvida, não ter presenciado os fatos.

d) Ausência de Exame de Corpo de Delito: Caso não entenda pela absolvição da acusada, cabe ainda elucidar nos termos do artigo 564, inciso III, alínea b, do Código de Processo Penal, a falta do exame de corpo de delito nos crimes que deixam vestígios, cuja prova testemunhal não seja capaz de suprir, é causa de nulidade do processo. Assim, uma vez que a testemunha não confirmou a existência da lesão corporal narrada na denúncia e muito menos foi juntado aos autos exame de corpo de delito, não há outro meio de sanar a nulidade supramencionada, devendo ser decretada a nulidade do feito ab initio, com fundamento no artigo 564, inciso IV do Código de Processo Penal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com