TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 5

+[pic 1]

[pic 2]

NOME COMPLETO DOS AUTORES

(SEM ABREVIATURAS)

TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO (SE HOUVER)

Salvador

ANO DE ENTREGA

NOME COMPLETO DOS AUTORES

(sem abreviaturas)

TÍTULO DO TRABALHO

SUBTÍTULO (SE HOUVER)

Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para aprovação nas disciplinas Metodologia da Pesquisa Científica e Teologia da Universidade Católica do Salvador, orientado pelos Professores (Títulação e nome completo dos professores).

Salvador

ANO DE ENTREGA


SUMÁRIO

Introdução

(n° da pág)

2. Problemática

(n° da pág)

3. Objetivos

(n° da pág)

4. Fundamentação Teórica

(n° da pág)

5. Perspectiva Metodológica

(n° da pág)

6. Cronograma

(n° da pág)

7. Recursos

(n° da pág)

Referências


Elementos para elaboração de Anteprojeto de Pesquisa

Texto elaborado pelo Docente Roberto Carlos Vieira

A elaboração de um anteprojeto de pesquisa requer que o(a) investigador(a) tenha clareza da temática que lhe interessa aprofundar ou até mesmo que, a partir de uma observação sistemática de determinado fenômeno ou objeto, curiosamente estranhe a realidade que envolve o assunto, gerando perguntas, e mais tarde questões maiores que possam cientificamente serem estudadas; este processo tem por base o pensamento de teóricos que tratam ou já trataram sobre a temática. Para tanto o anteprojeto deve contemplar os elementos abaixo citados, considerando as normas cientificas de produção intelectual e acadêmica e da ABNT:

  • Introdução

Apresenta o anteprojeto, justifica a importância da temática no contexto da formação do investigador e da contribuição dos resultados da pesquisa a ser demonstrado, considerando a área do conhecimento a ser estudada e suas contribuições para a sociedade local e global.

  • Problemática / Problema

Descreve o contexto da temática, evidenciando questão(ões) central(is), considerações, comentários dentre outros que caracterizam o assunto a ser investigado; a partir da descrição desse contexto, apresenta-se uma questão / problema centrada no “como”, enquanto busca para compreensão sobre o processo que envolve o fenômeno ou o objeto de uma determinada realidade concreta. O problema deve ser apresentado no corpo do texto da problemática.

  • Objetivos

Propõe os meios e / ou fins, através de um processo de investigação, para a compreensão do problema; o alvo que se pretende atingir com as etapas e ou caminhos propostos na perspectiva metodológica da pesquisa. Explicita a finalidade do anteprojeto com vistas aos resultados esperados.

  • Fundamentação Teórica

Apresenta o pensamento dos teóricos que escrevem ou já escreveram sobre a temática, buscando explicitar os aspectos mais relevantes que caracterizam o fenômeno ou objeto de investigação. Requer explicitação e discussão sobre o pensamento de no mínimo 03(três) referenciais a partir de obra completa (livro) dos teóricos escolhidos. Deve-se, inclusive no corpo do texto da fundamentação, justificar a citada escolha dos teóricos e a importância de sua abordagem para a investigação a ser realizada.

  • Perspectiva Metodológica

Descreve a forma de abordagem e natureza da investigação a ser desenvolvida, justificando-a; apresenta também o tipo de pesquisa a ser realizada, seus aspectos e etapas, considerando as técnicas escolhidas e a importância da mesma para atingir os objetivos propostos. Ao final do texto deve-se explicitar o tempo máximo (quantidade de meses) de duração da investigação, demonstrando sua viabilidade.

  • Cronograma de Trabalho e Recursos

Descreve as etapas e / ou técnicas a serem cumpridas e / ou realizadas respectivamente a cada período / mês a ser utilizada para a realização da investigação / pesquisa. Ao final apresenta os recursos materiais e humanos com seus respectivos valores financeiros, se for o caso.

  • Referências

Descrição das referências teóricas utilizadas para elaboração do anteprojeto, em todo seu corpo e estrutura conforme orientação da ABNT, registrando apenas àquelas que realmente foram citadas ao escrever os textos que compõem os elementos do Anteprojeto de Pesquisa.

EXEMPLOS E ORIENTAÇÔES:

CRONOGRAMA

É a informação sobre o planejamento do tempo estimado para a realização do anteprojeto, discriminando as etapas. Nas linhas, indicar as etapas e nas colunas, quando cada etapa deverá ser realizada.

Período: Mês / Ano Inicio a Mês / Ano término

ATIVIDADE

FEV

MAR

ABR

MAI

JUN

JUL

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

JAN

Coleta de Informações sobre o tema geral

X

X

X

Elaboração de Fichamentos

X

X

X

Elaboração de Resenhas

X

X

X

X

Elaboração da Temática e Problema de Pesquisa

X

X

Estabelecimento de Hipoteses

X

X

Revisão de Literatura

X

X

X

X

X

X

Elaboração da Versão Preliminar

X

Revisão textual

X

Elaboração da Versão Final

X

Entrega do Anteprojeto

X


ORÇAMENTO

É a estimativa dos custos da pesquisa, incluindo as despesas com pessoal, material de consumo e permanente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (375.8 Kb)   docx (76.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com