TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia do Trabalho Científico

Por:   •  7/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 5

1º Encontro (07/08/2015)

Tema: Apresentação do plano de ensino

Neste primeiro contato que tivemos com a disciplina e o professor que a ministra discutimos sobre os títulos que vão ser trabalhados (conhecimento científico, modelos de trabalhos, como montar um trabalho, dentre outros), iremos estudar através de textos que serão disponibilizados e também por meio de slides, discutimos também avaliações, trabalhos e sobre esta ficha-aula. O professor fez uma breve apresentação de sua história, graduação e mestrado, mostrando o caminho que percorreu e suas dificuldades.

Observações pessoais: Consegui enxergar nesse primeiro encontro uma disciplina que será muito útil para todos os trabalhos, desde os mais simples até o trabalho de conclusão de curso (TCC). Além disso, fiquei impressionada com a história do professor que nos faz ver que não podemos desistir nas dificuldades e que temos que ser persistentes no que queremos.

2º Encontro (14/08/2015)

Tema: Conhecimento do senso comum

Neste segundo encontro começamos com algumas considerações sobe o conhecimento científico, identificando que ele é um alargamento do saber, sendo o conhecimento uma relação que se estabelece entre sujeito e o objeto. Após essa introdução analisamos a primeira parte do texto “Conhecimento Científico”, que diz respeito ao conhecimento do senso comum.  Esse conhecimento do senso comum é utilizado para solucionar problemas diários e acaba se tornando um viver sem conhecer, o homem não procura se aprofundar de um modo crítico e racional.

Observações pessoais: O conhecimento do senso comum é uma solução imediata para os problemas, porém não se procura razões ou fundamentos teóricos que o explique, desse modo vivemos através de crenças que são transmitidas de geração em geração sem compreender ou desconhecendo as razões desse conhecimento, apenas porque imediatamente dão certo.

3º Encontro (28/08/2015)

Tema: Conhecimento científico

Começamos o terceiro encontro fazendo uma revisão sobre o conhecimento do senso comum (tema tratado no segundo encontro), relembrando as principais características deste conhecimento em que fica claro a linguagem vaga, a subjetividade, o caráter utilitarista e o baixo poder de crítica. É necessário desconfiar do senso comum, pois ele acaba se tornando um obstáculo para se alcançar o conhecimento científico. Iniciamos o tema deste encontro destacando suas características essenciais, dentre elas: a busca por compreender as relações que estão por trás das aparências, por meio de organizações e classificações sustentadas em princípios explicativos. O conhecimento científico surge com a dúvida, investigação e conhecimento, portanto é produto da necessidade de alcançar um conhecimento “seguro” que encontra limitações no saber já estabelecido.

Observações pessoais: O conhecimento científico é a necessidade de compreender o mundo com base em explicações e não através de crenças. Esse conhecimento vai além do saber estabelecido pela sociedade, pois tem base sólida em princípios percebidos pelos olhos da ciência e surgem com a necessidade de propor uma forma ordenada, sistemática e crítica de desvendar o saber.

4º Encontro (04/09/2015)

Tema: Conhecimento científico (continuação)

Iniciamos o quarto encontro discutindo sobre mais uma característica do conhecimento científico que é o ideal da racionalidade e a verdade sintética, ou seja, o conhecimento científico busca uma consistência nas suas afirmações, uma teorização e uma sistematização, deve haver uma coerência entre as teorias. Outro ponto discutido foi o ideal da objetividade e a verdade semântica onde as teorias devem respeitar a realidade e por isso, devem ser testadas e aprovadas cientificamente. Outras características são: a verdade pragmática, linguagem específica e poder de crítica, diferente do que ocorre com o conhecimento do senso comum, no conhecimento científico as teorias tem significados específicos e determinados.

Observações pessoais: O conhecimento científico apresenta em suas teorias uma sistematização, uma representação que não foge da realidade, é um conhecimento coerente e que pode ser explicado, diferentemente do que vimos no conhecimento do senso comum. Sendo uma teoria baseada em argumentos consideráveis acaba tendo um poder de crítica o que é muito bom para o aprimoramento das teorias.

5º Encontro (11/09/2015)

Tema: Conhecimento científico (continuação) e Fichas de leitura/fichamento

No quinto encontro discutimos os dois últimos tópicos sobre conhecimento científico: historicidade dos critérios de cientificidade e caráter hipotético do conhecimento científico. No conhecimento científico não existem regras padronizadas, o objetivo dele é produzir teorias e modelos explicativos, porém não existem garantias sobre a veracidade dos seus resultados. O conhecimento é hipotético, apesar dos cuidados, o conhecimento é limitado e podemos errar, mas ainda assim é possível avançar, corrigir e ampliar os saberes dando mais sustentação as explicações. Desse modo, a ciência é falível. Neste encontro muitos alunos fizeram diversas perguntas com base no conhecimento científico e concluímos que racismo, preconceito e homofobia não fazem parte da ciência. Iniciamos o assunto sobre as fichas de leitura, o primeiro tipo foi a ficha aula que é um modo de reorganizar as ideias discutidas na sala e transmiti-las para o papel para que não se percam com o passar do tempo. Outro tipo de ficha é a bibliográfica que funciona como uma identidade da obra lida ou trabalhada, ou seja, apresenta as referências de uma determinada obra. Deve indicar o livro ou artigo, título, capítulo, editora, local de edição e ano de edição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com