TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia do Trabalho Científico

Por:   •  12/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 4

Metodologia do trabalho científico

  • A organização da vida universitária

Quando o estudante inicia uma nova etapa de sua formação escolar, o ensino superior, ele se dá conta de que encontrará diversas exigências específicas para a caminhada de sua vida acadêmica. É muito importante que o estudante tenha consciência de que o resultado de seus estudos, o resultado de seus esforços perante a área escolhida para sua formação dependerá somente dele mesmo. É preciso também que o universitário monte sua própria biblioteca, que tenha livros fundamentais para o desenvolvimento de seu estudo.  Nas aulas expositivas, nos debates em grupos, seminários etc é importante que faça anotações provisórias e em casa faça um processo de correção.

  • Leitura e Documentação

É importante que as leituras sejam feitas por etapas, ou seja, depois de terminar a análise de uma unidade é que se passará para a seguinte. Devem-se usar também dicionários, textos de história, manuais didáticos etc., para esclarecimentos de textos acadêmicos. Para entender melhor a mensagem do autor, é importante captar a problematização do tema, porque não se pode falar coisa alguma a respeito de um tema se ele não apresenta como um problema para aquele que discorre sobre ele. A formulação do problema nem sempre é clara e precisa no texto, em geral é implícita, cabendo ao leitor explicitá-la. Quando é captada a problemática, é preciso saber como o autor responde à dificuldade ao problema levantado. É interessante também que se tenha uma análise interpretativa, ou seja, tomar uma posição própria a respeito das ideias enunciadas, forçar o autor a um diálogo, explorar toda a fecundidade das ideias expostas.

  • A documentação como método de estudo

Tudo aquilo que for julgado como importante e útil em função dos estudos deve ser feito em fichas. As ideias importantes para qualquer projeto futuro também deve ser passado para as fichas para não se perderem com o passar do tempo. É importante que seja passado para pastas, sistematicamente organizadas, documentos cuja conservação seja julgada importante, pois recortes de jornais, xerox de revistas, etc., são fontes que nem sempre são encontradas disponíveis fora da época de sua publicação. Todo o trabalho de documentação deve ser feito à medida que o estudante desenvolver seus estudos. Toda revisão feitas em aulas anteriores devem ser passadas para as fichas. É recomendado que o estudante tenha um glossário dos principais conceitos e categorias que devem necessariamente dominar para levar avante seus estudos em geral. Assim sua documentação terá um vocabulário técnico-linguístico com termos cuja compreensão é necessária tanto para a leitura como para a redação.

  • A estrutura lógica do texto

Um trabalho científico tem por objetivo mostrar, mediante argumentos, uma tese, que é uma solução proposta para um problema, relativo a determinado tema. O trabalho deve por assumir uma tese proposta para solucionar um problema.  Para se colocar o problema é preciso esclarecer os termos, definindo-os devidamente. Na demonstração de uma tese, pode-se proceder de maneira direta, quando se argumenta no sentido de provar que uma proposta de solução é verdadeira, sendo as demais falsas. Também se demonstra a falsidade de um enunciado quando se mostra que ele se opõe diretamente ao princípio de não contradição que é o caso da redução ao absurdo. Argumentar consiste em apresentar uma tese, caracterizá-la devidamente, apresentar provas ou razões que estão a seu favor e concluir, se forem o caso, pela sua validade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com