TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo parecer juridico

Por:   •  19/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  9.639 Visualizações

Página 1 de 2

PARECER JURÍDICO

Interessada: Comercial XX LTDA
Assunto: Recurso cabível em Ação de Despejo com contrato de locação por prazo indeterminado.

Ementa: APELAÇÃO. LOCAÇÃO. AÇÃO DE DESPEJO. CONTRATO PRORROGADO POR PRAZO INDETERMINADO. DENÚNCIA VAZIA. NÃO COMPROVAÇÃO DA ENTREGA DA NOTIFICAÇÃO. EXTINÇÃO DO FEITO SEM EXAME DO MÉRITO.

RELATÓRIO

        Trata-se o expediente de uma consulta indagando sobre qual recurso deverá interpor em face do processo de Ação de Despejo em que é parte ré.

        Estudada a matéria, passo a opinar.

FUNDAMENTAÇÃO

        A questão objeto de análise diz respeito a qual recurso interpor no processo de Ação de Despejo que foi protocolada em face da empresa COMERCIAL XX LTDA, interessada que solicitou o parecer, e que foi acatada em segunda instância.

Partindo do início, notamos que o autor da ação se baseou no artigo 57 da Lei 8.245/1991 que dispõe o seguinte texto:                                         

“Art. 57. O contrato de locação por prazo indeterminado pode ser denunciado por escrito, pelo locador, concedidos ao locatário trinta dias para a desocupação. ”

        Foi alegado, em primeira instância, que o locatário não recebeu notificação alguma, ou seja, faltou a chamada Denúncia Vazia, em que o locador tem que comprovar a entrega da notificação de desocupação e, então, o juiz julgou antecipadamente a lide decidindo pela improcedência da ação.

        Não se conformando, o autor interpôs recurso e o Tribunal reformou a sentença de primeira instância, concedendo então a ordem de despejo.

Vejamos então o seguinte aspecto: em se tratando de contrato de imóvel não residencial vigorando por prazo indeterminado, é imprescindível prévia notificação determinando a desocupação do imóvel no prazo de trinta dias conforme dispõe a redação dada pelo Art. 57 da Lei do Inquilinato.

Portanto, a interessada deve interpor Apelação Cível fundamentando que a locadora não fez prova da validade da notificação apresentada e pedir para que se reconheça seu vício suspendendo assim a liminar de despejo.

CONCLUSÃO

A falta de notificação válida importa na ausência de pressuposto processual para exame do mérito causando extinção do feito sem resolução do mérito.

Jurisprudência: TJ-SP - Apelação APL 40051963120138260161

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (296.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com