TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Parecer Jurídico

Por:   •  4/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  3.039 Visualizações

Página 1 de 4

PARECER JURÍDICO

  1. ENDEREÇAMENTO

A Cooperativa de artesãos de pedra-sabão em Bento Rodrigues – MG

  1. EMENTA

DIREITO CONSTITUCIONAL; VIOLAÇÃO DE DIREITOS; DIREITOS SOCIAIS; IMPROBIDADE ADMINSTRATIVA DO MUNICIPIO; DANOS CIVIS, MORAIS E AMBIENTAIS; RESPONSABILIDADE PUBLICA E PRIVADA; LEGITIMIDADE DA COOPERATIVA.

  1. RELATÓRIO

A requerida procurou meu escritório em virtude ao trágico e lamentável desastre ambiental ocorrido no Distrito de Bento Rodrigues pertencente a este município histórico de Mariana – MG.

Portanto, no último dia 05, as barragens da Mineradora da região, se romperam provocando uma avalanche de lama, comparada ao episódio Tsunami, causando a destruição de grande parte dos imóveis e bens, desaparecimento de entes queridos, graves danos à saúde pública e danos ambientais progressivos, imediatos e permanentes a localidade. Resultando em famílias desalojadas com esperança dizimada.

Como se não bastasse tal cenário devastador, famílias encontram-se a mercê da sorte, visto que o único modo de sustento – a cooperativa – também foi assolada pela enxurrada de lama.

É o relatório, passo a opinar.

  1. FUNDAMENTAÇÃO

Estabelece o ordenamento jurídico pátrio:

Art 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

Art 23 É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:

III – proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos;

VI – proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas;

XI – registrar, acompanhar e fiscalizar as concessões de direitos de pesquisa e exploração de recursos hídricos e minerais em seus territórios;

Art 34 A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para:

VII – assegurar a observância dos seguintes princípios constitucionais:

b) direitos da pessoa humana;

Art 37 A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

§6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

Art 225 Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defende-lo e preservá-los para as presentes e futuras gerações.

§2º Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei.

§3º As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.

Além de todos os artigos que garantem os direitos sociais para a dignidade humana acima citados, também no rol, artigos que garantem a responsabilização das autoridades competentes na garantia dos direitos, sendo objetivos ou subjetivos. A ausência das garantias citadas, pode ainda culminar na violação de direitos fundamentais.

Ainda, cabe ressaltar a Declaração Universal dos Direitos Humanos no seu art 25, in verbis:

Art 25 - 1 - Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para assegurar a saúde, o seu bem-estar e o da família, nomeadamente quanto à alimentação, o vestuário, a habitação, a assistência médica, assim como quanto aos serviços sociais necessários; tem direito à segurança em caso de desemprego, de doença, de invalidez, de viuvez, de velhice ou nos outros casos de perda dos seus meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (105.6 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com