TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negação: Mecanismo de Defesa do Ego

Por:   •  29/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE FRASSINETI  DO RECIFE

PSICOLOGIA JURÍDICA

DIREITO 2021.1

ANA ALICE RODRIGUES DA SILVA CAMPOS

GISELLY CONCEIÇÃO DOS SANTOS

MARIA FERNANDA MATOS DA CRUZ

NEGAÇÃO:

Mecanismo de defesa do ego

Recife

2022

SUMÁRIO:

1. Conceito…………..………………………………….……….……………….....……………...3

2. Mecanismos de utilização……………………………………………………………………...3

3. Vantagens………………………………………………………………………………………..3

4. Desvantagens……………………………………………………………………………………4

5. Referências bibliográficas……………………………………….……………………………..5

2

1. Conceito:

        A negação é um mecanismo de defesa comumente utilizado para negar a verdade ou realidade, tentando evitar sentimentos como a dor, ansiedade ou qualquer outro que cause desconforto. Ocorre quando o indivíduo não é capaz de aceitar um fato vivido, como se tais acontecimentos fossem “retirados” da memória. De acordo com A Negação”, escrito por Freud, pai da psicanálise e desenvolvedor da teoria, “a negação é a tomada de conhecimento do que foi reprimido”.

        Ela pode ser dividida em duas partes: negação completa e negação consciente. Na completa, a negação é totalmente inconsciente; já na consciente, como já diz o próprio nome, é quando o indivíduo já está ciente do fato, mas faz “vista grossa” para continuar evitando a realidade 

        Portanto, a negação tem a capacidade de negar partes da realidade que não são agradáveis, pela fantasia de satisfação dos desejos ou pelo comportamento. Assim, a negação pode ser pontual ou se tornar sistêmica e combinar uma sequência para a criação de um mundo paralelo.

2. Mecanismo de Utilização:

        Muitos psicanalistas contemporâneos tratam a negação como o primeiro estágio de um ciclo de enfrentamento. Então, ela vai ser utilizada a partir do momento que a pessoa passa por alguma experiência traumática ou indesejada; o primeiro impulso de negar o ocorrido, não aceitando que realmente aconteceu, vai se iniciar o processo de enfrentamento, onde a pessoa irá proteger seu ego de qualquer desconforto.

        O indivíduo vai passar a utilizá-lo para criar teorias e cenas falsas a fim de se enganar e acreditar que o fato não aconteceu; e consequentemente não vai enfrentar o sofrimento de cara, nem muito menos irá ter o trabalho de superá-lo. Lidando com isso como se tivesse sido um pesadelo que não passou de coisa da sua cabeça, negando para sí mesmo a cada dia que se passa até chegar num ponto que vai acreditar no que tanto afirma, tornando aquilo como sua verdade absoluta.

        

3. Vantagens:

        Como se trata de um mecanismo de defesa que entra em conflito com o inconsciente, até um certo período pode ser considerado uma vantagem para o ser humano. A negação evita sensações de desprazer e situações que são conscientemente intoleráveis, servindo como uma válvula de escape para a pessoa que se encontra em um momento de sofrimento, preservando sua coesão mental e dando à mente uma oportunidade de elaborar formas de se adaptar ao momento.

        Em caso de traumas ou tragédias, por exemplo, o seu uso fornece tempo para processar as informações e ter mais facilidade para enfrentar o ocorrido. Também em situações que envolvam um grande estresse, evita, no momento, que a pessoa entre em estado de pânico ou numa crise de ansiedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com