TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociado Sobre o Legislado com a Reforma Trabalhista

Por:   •  22/11/2018  •  Artigo  •  6.807 Palavras (28 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 28

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI[pic 1]

JULIANA DE SOUSA ARAUJO CARDOSO MARTINS

SUPREMACIA DO NEGOCIADO SOBRE O LEGISLADO SEGUNDO A REFORMA TRABALHISTA

TERESINA

2018

JULIANA DE SOUSA ARAUJO CARDOSO MARTINS[pic 2]

SUPREMACIA DO NEGOCIADO SOBRE O LEGISLADO SEGUNDO A REFORMA TRABALHISTA

Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado ao Centro Universitário Uninovafapi, como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Direito, a respeito da Supremacia do Negociado sobre o Legislado segundo a Reforma Trabalhista.  

ORIENTADORA: Profª Esp. Dione Cardoso de Alcântara

TERESINA

2018

[pic 3]

FICHA CATALOGRÁFICA

[pic 4]

[pic 5]

Catalogação na publicação

 Antonio Luis Fonseca Silva– CRB/1035

Francisco Renato Sampaio da Silva – CRB/1028

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

Aos meus pais, Aureluce e Odilon, por sempre acreditarem em mim, pelo amor e apoio incondicional. A vocês dedico esta singela vitória e as demais que estão por vir.  

AGRADECIMENTOS[pic 9]

Minha eterna gratidão aos meus pais, pelo amor, incentivo e apoio incondicional.

Ao meu maior mestre que é Deus, que sempre esteve ao meu lado.

Agradeço aos meus professores que sempre estiveram dispostos a ajudar e contribuir para um melhor aprendizado.

A minha orientadora Prof. Dione Alcântara pelo suporte no pouco tempo qυе lhe coube, pela sua atenção e paciência.

A professora Terezinha pelo paciente trabalho de revisão da redação.

Obrigada a todos que direta ou indiretamente participaram do meu caminho até aqui.

[pic 10]

“Entre os fortes e fracos, entre os ricos e pobres, entre senhores e servos é a liberdade que oprime e a lei que liberta”.

( Lacordaire)[pic 11]

[pic 12][pic 13]

SUPREMACIA DO NEGOCIADO VERSUS O LEGISLADO SEGUNDO A REFORMA TRABALHISTA

JULIANA DE SOUSA ARAUJO CARDOSO MARTINS¹

RESUMO

O presente estudo teve como objetivo analisar a flexibilização trabalhista operada por meio da prevalência do negociado sobre o legislado, os limites da negociação e os efeitos desse instituto visto o atual cenário político e econômico do país. Analisou a evolução histórica no âmbito do Direito do Trabalho e a trajetória dos trabalhadores desde a sociedade pré-industrial. Explanou os princípios que norteiam o Direito do Trabalho, debatendo-se quanto à compatibilidade com os dispositivos que versam sobre o negociado versus o legislado e se estes ferem garantias constitucionalmente positivadas. Fez uma abordagem ao princípio do retrocesso social, se a reforma trabalhista, em especial, a prevalência do negociado sobre o legislado estão respeitando os direitos já adquiridos pelos trabalhadores. O estudo empregou uma metodologia bibliográfica, com a utilização de autores que tratam do tema. Mostra-se relevante a discussão sobre o tema, visto que se trata de um conjunto de questões conflitantes sobre o instituto jurídico do negociado versus o legislado, uma vez que leva a flexibilização de direitos, preceitos estabelecidos na Constituição e princípios bases do direito laboral. A nova lei demonstrou não ter o objetivo de ampliar direitos dos trabalhadores. A grande inovação dada por ela foi a redução de direitos. Evidenciou em diversos pontos expressa incompatibilidade com garantias constitucionalmente positivadas.

PALAVRAS-CHAVE: Reforma trabalhista. Negociação coletiva. Negociado versus legislado.

1 INTRODUÇÃO

O Direito do Trabalho é alvo de severas críticas, principalmente sob a alegação de que a Legislação Trabalhista é excessivamente protetiva ao empregado e onerosa ao empregador e que não acompanha as transformações que ocorrem no meio trabalhista, devendo, assim adequar-se à realidade. [pic 14]

 São geradas profundas dissidências no sentido de demandar um aumento na flexibilização trabalhista, com a justificativa das mutações decorrentes de fatores econômicos, o que gera maior pressão do empresariado para que seja feita uma alteração substancial na Legislação trabalhista, visando recuperar as empresas e evitar a incidência de desemprego.

Diante disso, foi sancionada a Lei 13.467 de Julho de 2017, considerada um marco na história do Direito do Trabalho desde a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1943.  Desde então, o tema tem gerado profundas discussões, devido á grande importância social e as diversas alterações que podem sacrificar o social e a dignidade do trabalhador em prol do capital. Entre as alterações, a lei sobrepôs à negociação coletiva à legislação.

 Nesse contexto, o estudo irá limitar-se a abordagem do instrumento jurídico do “negociado versus o Legislado” e as inovações no tocante ao tema, em face de parâmetros constitucionais e axiológicos norteadores do direito do trabalho.

A metodologia adotada será a pesquisa bibliográfica com caráter exploratório por meio de um levantamento bibliográfico. O trabalho será estruturado em 4 itens principais, além de introdução e conclusão. O primeiro item abordará a origem, evolução e os princípios que norteiam o direito do trabalho. O segundo item explanará o conceito de negociação coletiva, demonstrará quais os instrumentos que são criados a partir desse meio. O terceiro item explicará sobre a flexibilização trabalhista no que tange ao instrumento jurídico do negociado versus o legislado, quais os limites pós reforma desses instrumentos. Breves comentários serão feitos sobre as possíveis tendências desse novo instrumento quando inserido no atual cenário político e econômico. Por fim, o último item será dedicado inteiramente ao princípio da proibição do retrocesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47 Kb)   pdf (450.5 Kb)   docx (162.7 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com