TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novo cpc

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 2

APS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV

Explique em que medida o Juizado Especial Cível influenciou o Novo Código de Processo Civil quanto aos meios alternativos de solução de conflitos. À luz do Novo Código de Processo Civil, é possível falar em meios alternativos de solução de controvérsias, ou seja, a “judicialização” passa a ser regra?

Resp.: O novo diploma processualista traz em seu texto uma seção específica que trata a respeito dos conciliadores e mediadores judiciais, como meio alternativo de solução de conflitos.

Percebe-se deste modo que o novo CPC de forma efetiva veio a reforçar a importancia dos meios alternativos de solução de conflitos, definindo em seu artigo 166 a principiologia processualistica no que tange a conciliação e mediação, in verbis: “A conciliação e a mediação são informadas pelos princípios da independência, da imparcialidade, da autonomia da vontade, da confidencialidade, da oralidade, da informalidade e da decisão informada

Portanto o Juizado especial Cível influenciou o Novo Código de Processo Civil, conforme expresso no enunciado da assertiva em questão, e concomitantemente não há que se falar em judicialização e sim de que o novel diploma estabelece uma regulamentação do meios alternativos de solução de controvérsias.

A Lei 9.099/95 encontra-se em consonancia com o novo CPC. Seguindo a tendência da Lei dos Juizados Especiais de pequenas causas, o Novo Código de Processo Civil traz regras que privilegiam a Conciliação entre as Partes, enquanto forma de solução amigável para o litígio. Estabelece o Código que em todas as ações que tratem de direitos dos quais as Partes podem dispor, o Juiz deverá realizar uma audiência de conciliação antes da apresentação de defesa pelo Réu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com