TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ACESSO A JUSTIÇA – MASC’s

Por:   •  17/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.788 Palavras (12 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 12

Negociação:

Conforme o psicólogo e mediador Juan Carlos Vezzula ensina:

(...) como forma de resolução de controvérsias, é baseada na busca, exercida pelas próprias partes envolvidas, sem a participação de um terceiro, por uma possível solução para um conflito surgido entre elas.

A negociação é sem dúvida, o mais rápido e econômico meio de resolver controvérsias, quando os negociadores conhecem as técnicas que os auxiliarão a obter satisfação para ambas as partes.1

Assim, a negociação, na verdade é uma técnica bastante comum onde as partes, sem a intervenção de terceiros, procuram a pacificação de um conflito, podendo, às vezes, como é o entendimento de alguns autores, nem chegar a se caracterizar como um litígio, mas fazendo parte de um processo evolutivo nas relações estabelecidas no cotidiano, caracterizando-se pela presença da confiança e credibilidade entre os negociadores.

4. Conciliação/Autocomposição.

Sendo cada vez mais a popular forma de solução de conflitos sem a interferência da jurisdição, funda-se no sacrifício das vontades unilaterais das partes mediante a substituição pela vontade comum.

Na conciliação, busca-se o auxílio de uma terceira pessoa, que deverá ser neutra e imparcial, para conduzir o procedimento efetuando um acordo benéfico as partes.

Esta forma alternativa de solução dos conflitos é gênero sob os quais são espécies a transação, a submissão e a renúncia. Exemplo:

William pretende obter dez reais de lanche na cantina, mas Mario só está disposto a pagar cinco. Havendo um sacrifício recíproco, as partes podem se autocompor por qualquer valor entre 5 e 10 (transação). William por outro lado, pode abdicar do direito de crédito de 10 (renúncia). Finalmente, Mario poderia, mesmo acreditando ser devedor de apenas 5, pagar a William os 10 cobrados.

Antes de analisar o código que é subsidiário a todos os outros, vamos analisar Leis especiais. Temos na Lei nº 9.099/95, que trata sobre os Juizados Especiais Cíveis e Criminais. Tal Lei, também dispõe sobre a presença de métodos alternativos da solução de conflitos, entre eles a conciliação.

Seguindo os princípios da oralidade, da informalidade, da celeridade, também previstos nos métodos alternativos de solução de conflitos, a Lei dos Juizados Especiais Estaduais busca oferecer o acesso à justiça a todos.

E continua agora demonstrando a importância da conciliação para estes ritos, estabelecendo que, sempre que aberta a sessão da audiência, o juiz deverá esclarecer as partes sobre as vantagens da conciliação, devendo, inclusive, mostrar os riscos e as consequências do litígio (art. 21, Lei 9.099/95).

Nesses casos, conforme dispõe o art. 22 da referida Lei, o juiz conduzirá a conciliação.

Na hipótese de não haver a conciliação, o art. 24 da Lei supracitada prevê ainda que as partes poderão optar, desde que haja acordo mútuo, pelo juízo arbitral.

Quanto a arbitragem, veremos mais à frente em tópico próprio.

Da sentença homologatória de conciliação ou de laudo arbitral não caberá recurso, conforme dispõe o art. 41 da Lei 9.099/95.

Também cabe a conciliação em processos de execução nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, conforme dispõe, respectivamente, os arts. 53, 60, 72 e 73 da Lei 9.099/95.

No Código de Processo Civil, temos nos artigos 165 a 175 as definições acerca dos Conciliadores e da Mediadores, durante o Processo.

Assim, este Código estabelece que os tribunais criarão centros judiciários de solução consensual de conflitos, para realizar as audiências de conciliação e mediação, além de desenvolver programas destinados a orientar, auxiliar e estimular a autocomposição.

O conciliador possui a prerrogativa de interferir ativamente na conciliação, contudo, a este é vedada qualquer utilização de tipos de constrangimentos ou intimidação para que as partes conciliem, podendo sugerir as soluções para os litígios.

Mais adiante no código, temos o disposto sobre as audiências de conciliação ou de mediação, em seu art. 334 que dispõe que o juiz designará audiência de conciliação ou mediação, desde que a petição inicial preencha os requisitos essenciais e que não seja o caso de improcedência liminar do pedido.

A vontade do Estado em estimular os métodos alternativos de solução de conflitos é tamanha, que mudou o momento de apresentação da peça de resistência pelo citado no processo. Assim, o réu somente deverá apresentar a Contestação após a audiência de conciliação, sendo esta designada. No caso específico da Comarca de Guarapari, temos que os juízes adotaram a praxe orientada pelo Tribunal de nosso Estado de não designar audiência de conciliação ou mediação nas comarcas que não possuem a estrutura para tanto, e profissionais especializados. Nesses casos, o réu é citado e o prazo para oferecer a contestação começa a fluir da juntada aos autos da notícia de citação (por carta com Aviso de Recebimento ou Mandado de Oficial de Justiça).

Outra situação interessante, é que, como foi apresentado anteriormente, não importa o momento da conciliação, se foi durante ou antes do processo. Exemplo claro disso é o que dispõe o artigo 359 do CPC, que fala na audiência de Instrução e Julgamento.

Nas ações de Família, a Lei dispõe em seus arts. 694, 695 e 696, respectivamente, que deverão ser empregados todos os esforços para a solução consensual da controvérsia, devendo o juiz dispor da ajuda de profissionais de outras áreas de conhecimento para a mediação e conciliação. Sendo recebida a peça exordial pelo juízo, este ordenará a citação do réu para comparecer à audiência de conciliação e mediação, que poderá ser dividida em tantas sessões quanto sejam necessárias para solucionar o conflito.

Percebemos uma sútil diferença no tratamento das ações de Conciliação e Mediação, ao trocar as ordens da disciplina nos casos de ações de Família. Isso se deve ao fato de que, conforme o próprio código de Processo Civil, as ações de mediação serão utilizadas nos casos onde a controvérsia se dá entre partes que possuem uma convivência que provavelmente vai continuar, e o papel do Mediador vai ser buscar o cerne do problema, e não simplesmente resolver a situação que está posta.

Já no caso da conciliação, pode ser utilizada em casos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com