TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O AGRAVO CONTRA DECISÃO MONOCRÁTICA

Por:   •  8/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 3

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR RELATOR DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO ________________.

Fulano de tal, já devidamente qualificado nos autos do recurso de apelação número __________, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu procurador signatário, conforme instrumento de procuração em anexo, inconformada com a Vossa respeitável decisão, porém equivocada, interpor:

AGRAVO CONTRA DECISÃO MONOCRÁTICA

Com fundamento no artigo 557, § 1º da Lei 5.869/73 Código de Processo Civil, e tempestivamente dentro do prazo de cinco dias.

DOS FATOS

O Município Beta instituiu por meio de lei complementar, publicada em 28 de dezembro de 2012, Taxa de Iluminação Pública (TIP). A lei complementar previa que os proprietários de imóveis em áreas do Município Beta, que contassem com iluminação pública, seriam os contribuintes do tributo. O novo tributo incidiria uma única vez ao ano, em janeiro, à alíquota de 0,5%, e a base de cálculo seria o valor venal do imóvel, utilizado para o cálculo do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) lançado no exercício anterior. Fulano de Tal, proprietário de imóvel servido por iluminação pública no Município Beta, recebeu em sua residência, no início de janeiro de 2013, o boleto de cobrança da TIP relativo àquele exercício (2013), no valor de 0,5% do valor venal do imóvel, utilizado como base de cálculo do IPTU lançado no exercício de 2012 – tudo em conformidade com o previsto na lei complementar municipal instituidora da TIP. O tributo não foi recolhido e Fulano de Tal contratou advogado para ajuizar ação anulatória do débito fiscal. A despeito dos bons fundamentos em favor de Fulano de Tal, sua ação anulatória foi julgada improcedente. A apelação interposta foi admitida na primeira instância e regularmente processada, sendo os autos encaminhados ao Tribunal de Justiça após a apresentação da resposta ao apelo por parte da Procuradoria Municipal. No Tribunal, os autos foram distribuídos ao Desembargador Relator, que negou seguimento à apelação sob o equivocado fundamento de que o recurso era manifestamente improcedente.

DOS FUNDAMENTOS

1-A inconstitucionalidade da Taxa de Iluminação Pública está pacificada pelo STF, conforme Súmula nº 670 (e/ou Súmula Vinculante nº 41), além de violar o artigo 145, inciso II da Constituição da República Federativa do Brasil, pois o serviço de iluminação pública não é específico nem tão pouco é divisível. 2-Taxa não pode ter base de cálculo própria de imposto e nesse caso, a base de cálculo da TIP é o valor venal utilizado para lançamento do IPTU, contrariando assim o artigo 145, §2º da Constituição Federal. 3-A lei complementar que instituiu a cobrança da referida taxa, se deu em 28 de dezembro de 2012, portanto o fisco só poderia exigir o tributo, decorridos noventa dias da data que foi publicada a lei, conforme artigo 150, inciso III, alínea c, da Constituição Federal, (princípio da anterioridade nonagesimal).

DOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com