TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O AGRAVO REGIMENTAL

Por:   •  30/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.675 Palavras (7 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 7

EXCELENTISSIMO (A) SENHOR (A) DESEMBARGADOR (A) ... DO EGRÉGIO TRINUBAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE ....

Agravo de Instrumento nº

Processo origem nº

Recorrente:

Recorrida:

..., já identificada nos autos do Agravo de Instrumento em epígrafe, por conduto da advogada que esta subscreve, constituído e qualificado nos termos do instrumento em anexo, nos termos do § 1º do artigo 557 do Código de Processo Civil, interpor o presente AGRAVO INTERNO, face à decisão que negou provimento ao Recurso Inominado interposto pela Agravante, pelos motivos a seguir expostos.

Nestes termos,

Pede deferimento.

Aracaju (SE), 13 de março de 2015.

RAZÕES DE AGRAVO INTERNO

Agravo de Instrumento nº

Processo origem nº

Recorrente:

Recorrida:

Egrégia Turma Recursal,

I - SÍNTESE DA LIDE

Trata-se de decisão monocrática da Il. Desembargadora ..., que negou provimento ao Agravo de Instrumento interposto pela ora Agravante, com fulcro no artigo 557, §1ª-A, do Código de Processo Civil:

DECISÃO MONOCRÁTICA

...

No entanto, em que pese o brilho e o saber jurídico do D. Relator, não foi com o peculiar acerto que entendeu por negar provimento, de forma monocrática, ao apelo da Agravada com fundamento no dispositivo supramencionado.

Com efeito, sem qualquer quebra de reverência, mas ao contrário, enaltecendo o conhecimento jurídico do Eminente Relator, merece reforma a decisão em questão, pois há entendimento pacífico que se é matéria de fato e de direito e se a parte pretende produzir provas em audiência, esta será designada, caso contrário configurado está o cerceamento de defesa.

Está a merecer reforma a decisão prolatada, eis que, extreme de dúvidas, a r. Sentença proferida, está em desacordo com a norma material e procedimental civil, devendo-se pois sua reforma e decretação de nulidade pela incontroversa e comprovada ilegalidade, e por não se coadunar com o substrato fático, jurídico e probatório, contido nos autos, bem como não se coadunar com o entendimento exposado pelos diversos Juizados Especiais Cíveis da Capital e da Egrégia Turma Recursal.

II – TEMPESTIVIDADE DO PRESENTE AGRAVO INTERNO

Consoante entendimento da Corregedoria do Tribunal de Justiça de Sergipe e pelo disposto nas resoluções 07/2007 e 23/2007 e pela Lei Federal 11.419/2006, considera-se data da publicação o dia posterior à data de disponibilização da informação no Diário, de modo que o início da contagem do prazo se daria somente no primeiro dia útil após a data da publicação.

No caso em tela, a disponibilização da informação da decisão do Recurso Inominado no Diário ocorreu em ...

Assim sendo, o prazo para interposição de recurso é o dia ..., razão pela qual o presente Agravo é tempestivo.

III – DA INEXISTÊNCIA DE CONFRONTO COM JURISPRUDÊNCIA DOMINANTE

Na lide em trato, foi interposto Agravo de Instrumento, a fim de reverter decisão de primeira instância que anunciou o julgamento antecipado da lide. Entretanto o E. Relator, nos termos do art. 557, do Código de Processo Civil, de forma monocrática negou provimento ao Recurso.

Data vênia, tal decisão não merece prosperar, pois a Agravante demonstrou em suas razões recursais os motivos de fato e de direito, bem como demonstrou diversos julgados sobre o tema, que, ao mínimo, demonstram que o entendimento não é manifestamente improcedente, ou seja, que ainda pairam dúvidas sobre a questão.

Nelson Nery Junior e Rosa Maria de Andrade Nery versam neste mesmo sentido de reconhecer que, caso haja dúvida sobre o tema, não pode um recurso que o discuta ser considerado manifestamente inadmissível ou improcedente, devendo o processo ser levado à mesa para apreciação colegiada, ipsis litteris:

“5. Manifesta inadmissibilidade ou improcedência. O vocábulo manifestamente se aplica em todas as hipóteses que o relator pode pronunciar-se sobre o recurso. Assim, somente estará autorizado a decidir, sozinho, o recurso, se for o caso de manifesta inadmissibilidade, ou de manifesta improcedência, ou, ainda, quando o recurso for manifestamente contrário a súmula do tribunal ou de tribunais. Havendo dúvida, o relator não poderá indeferir o recurso nem julgá-lo improcedente, devendo remetê-lo ao julgamento do órgão colegiado.” (NERY JUNIOR, Nelson e NERY, Rosa Maria de Andrade - Código de processo civil comentado e legislação extravagante - 12ª ed. rev. ampl. e atual. até 13 de julho de 2012 - São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2012 - p. 1142)

Insta frisar que os doutrinadores supracitados, no momento que mencionam a dúvida, só podem ter entendido no sentido de que a dúvida que deve existir é sobre como julgar determinada matéria, não a dúvida do Relator, pois é óbvio que se o Relator possui dúvida em como julgar, de início reconhece que a causa merece ser levada a julgamento pelo colegiado.

Nesse diapasão, e pela fundamentação e julgados demonstrados pela Agravante nas razões apresentadas, no mínimo a dúvida sobre a matéria restou devidamente suscitada.

A Agravante demonstrou de forma clara e precisa que existe razões para discordar do julgamento antecipado da lide, uma vez que existem dúvidas a ser dirimidas, que só com o depoimento autoral podem ser resolvidas, sendo colacionado ao Agravo diversos julgados favoráveis. Aproveita, novamente, a oportunidade para colacionar novos julgados que comprovam o alegado:

APELAÇÃO CÍVEL E AGRAVO RETIDO. JULGAMENTO ANTECIPADO DA LIDE. INDEFERIMENTO DE PRODUÇÃO DE PROVAS. QUESTÃO CONTROVERTIDA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com