TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Agravo Interno

Por:   •  29/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 3

EXCELENTÍSSIMO SR. DR. DESEMBARGADOR RELATOR DA CÂMARA DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RS

Agravante: DARCY RIBEIRO Agravado: ROBERTO CAMPOS Processo nº: xxx.

ROBERTO CAMPOS, já qualificado, por seu advogado devidamente constituído, nos autos da Ação de Indenização por descumprimento contratual, que lhe move DANCY RIBEIRO, também já qualificado, inconformado com a r. decisão de fls. yy, vem, respeitosamente, à presença de V. Exa., com fundamento no art. 1.021 do CPC, interpor tempestivamente o presente

AGRAVO INTERNO

pelos motivos expostos:

  1. – BREVE SÍNTESE DOS FATOS:

A autora ingressou em juízo pleiteando a condenação do réu ao pagamento de quantia em virtude de descumprimento contratual.

Diante do indeferimento da dilação probatória, a autora ingressou com Agravo de Instrumento.

O recurso não foi conhecido, na forma monocrática, com base no art. 932 do CPC, ao fundamento de que o agravante não teria realizado a juntada da réplica apresentada pelo réu.

  1. – DAS RAZÕES DO INCONFORMISMO:

É obstante salientar que no caso em apreço a peça não juntada não seria essencial para o julgador conhecer a controvérsia.

Conforme art. 1.017, inciso I, do CPC:

Art. 1.017. “A petição de agravo de instrumento será instruída:

I - Obrigatoriamente, com cópias da petição inicial, da contestação, da petição que ensejou a decisão agravada, da própria decisão agravada, da certidão da respectiva intimação ou outro documento oficial que comprove a tempestividade e das procurações outorgadas aos advogados do agravante e do agravado”.

Dentre as medidas previstas, o art. 932, §único, do CPC aponta a necessidade de intimação da parte para correção de vício formal, reportando-se aos vícios formais e sanáveis eventualmente detectados, comandando ao Relator que, antes de declarar a inadmissibilidade recursal, intime a parte recorrente para sanar o vício apurado.

Diz o dispositivo legal, in litteris:

“Art. 932. Parágrafo único. Antes de considerar inadmissível o recurso, o relator concederá o prazo de 5 (cinco) dias ao recorrente para que seja sanado vício ou complementada a documentação exigível”.

Dessarte, data maxima venia, a decisão agravada, proferida e publicada já sob a égide do Novo Código de Processo Civil, mostrou-se equivocada e precipitada ao inadmitir o Agravo em REsp de plano.

Uma vez que, segundo o Ilmo. Relator, careceu o recurso de “documento idôneo” para demonstrar a ocorrência de feriado local (que levou ao adiamento do início do transcurso do prazo recursal), não poderia o d. Magistrado inadmitir o recurso sem antes cumprir a regra

pragmática de concessão de prazo para que o recorrente juntasse aos autos os documentos hábeis a comprovar o feriado local, no encalço do art. 932, Parágrafo único, no CPC/15.

Assim, renovando as vênias quanto à discordância com os termos do r. decisum ora agravado e do entendimento jurisprudencial perante este Eg. Superior Tribunal de Justiça, formado sob a égide do CPC/73, o agravante entende ser inteiramente necessária a revisão do posicionamento da Corte Superior, tendo em vista a expressa norma trazida no artigo 932, parágrafo único, do Código de Processo Civil ora vigente, a fim de abrir vista à parte recorrente para sanar vício formal ou ausência de documento que enseje inadmissão do recurso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com