TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Agravo Retido

Por:   •  12/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DA 1ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ERECHIM – RS.

PROCESSO Nº: ...

...., já qualificado nos autos do processo em epígrafe, por intermédio do seu procurador abaixo firmado, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fulcro no art. 522 e 523 do CPC, interpor

AGRAVO RETIDO

em desfavor da sentença, fl. 242, proferida nos autos da presente AÇÃO DE INDENIZAÇÃO proposta por ... e ..., igualmente já qualificadas. Estando o presente recurso tempestivo, adequado e cabível, requer o seu devido prosseguimento com a intimação dos Agravados para oferecimento de contrarrazões, o que faz com fundamento nas razões a seguir.

I – DOS FATOS

Trata-se de uma ação de indenização por danos materiais, morais e lucros cessantes, proposta por ... e ... em face de ... e a litisdenunciada, ora agravante, ....

No tocante, a ..., foi condenada a reembolsar o réu/denunciante nos valores da condenação referentes a despesas médicas e indenização por danos morais.

Sabe-se que não ficou demonstrada, nos autos, a culpa do condutor do veículo segurado para a ocorrência do sinistro e despesas médicas cobradas pelas autoras, em caso de condenação, deverão ser abatidas, ante o recebimento de indenização quanto às mesmas pelo Seguro Obrigatório – DPVAT, nos termos da Súmula 246, do STJ.

O pedido relativo aos lucros cessantes, mormente se trata de risco excluído da apólice contratada.

Ainda, a comprovação da renda líquida percebida pelas requerentes é imprescindível ao cálculo dos lucros cessantes pretendidos, o que não ocorreu, assim como o dano moral.

Com a máxima vênia, a decisão merece ser reformada, consoante a seguir será explicitado. 

II – DAS RAZÕES

Ora, como o ilustre juiz prolator julgou preliminarmente a lide, não dando oportunidade à litisdenunciada a produção de prova, incorreu em cerceamento de defesa.

É princípio constitucional (art. 5º, LV, da CF) o de que às partes litigantes deve ser assegurado o direito ao contraditório e à ampla defesa, proporcionando-lhes os meios adequados para tanto. A prudência deve estar sempre presente nas decisões judiciais, no sentido de acatar-se pedido de produção de provas, somente sendo de se admitir o indeferimento quando forem elas indiscutivelmente desnecessárias e inúteis. Não se deve, com risco, levar um processo a final indesejado, pois, surgindo dúvida sobre a necessidade da prova para a parte, que, neste caso, a pleiteia de forma razoável, deve-se permitir a sua produção, eis que a anulação do processo, após longo tempo, em razão de vício dessa natureza, trará prejuízo maior.

Por conseguinte, a 4a turma do STJ reafirmou que o julgamento antecipado de uma ação, sem a necessária produção de provas, constitui cerceamento de defesa e ofensa aos princípios constitucionais do contraditório, da ampla defesa e do devido processo legal.

Por fim, a comprovação da renda líquida percebida pelas agravadas é imprescindível ao cálculo dos lucros cessantes pretendidos.

O Agravante Pretendendo verificar a renda dos agravados requer a remessa de oficio à Receita Federal para verificação da renda das agravadas nos anos 2005, 2006 e 2007, a fim de provar a real situação econômica das agravadas, permitindo assim uma melhor análise da pretensão de ressarcimento por lucros cessantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (99.7 Kb)   docx (948.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com