TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo Científico

Por:   •  19/9/2015  •  Artigo  •  2.045 Palavras (9 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 9

A ARBORIZAÇÃO URBANA

                                                                                   ROSANA MACEDO DA SILVA[1]

RESUMO

A arborização urbana nos últimos tempos vem se tornando cada vez mais importante na vida das pessoas. Ela exerce um papel fundamental na qualidade de vida daqueles que vivem nos centros urbanos. As árvores ali plantadas trazem vários benefícios para as pessoas e para o meio ambiente, contribui de muitas maneiras para a redução de poluentes contida no ar que pode prejudicar a saúde das pessoas e evita danos que a própria natureza pode causar. Uma cidade, uma avenida, uma praça arborizada tornam os lugares mais confortáveis porque diminui a temperatura do clima e deixa o tempo mais úmido, além de embelezar a cidade proporcionando um clima agradável para todos.  Isso tudo através da arborização urbana.

PALAVRA CHAVE: Arborização; urbana; benefícios;

A preocupação em relação ao meio ambiente urbano está aumentando cada vez mais. Sabemos da importância da arborização urbana, que se constitui em uma das mais relevantes atividades de gestão urbana, devendo fazer parte de projeto urbanístico das cidades. As áreas verdes são essenciais a qualquer planejamento. As árvores são na verdade o pulmão das cidades porque ajudam a restituir a degradação ambiental. Portanto a preservação delas é fundamental para o ser humano      

Ao decorrer dos anos, a arborização urbana vem se tornando de extrema importância principalmente para aqueles que vivem na área urbana. Ela exerce um grande papel sobre o bem estar do homem em virtude dos variados benefícios que proporciona, contribui com a estabilidade do clima, embeleza, fornece abrigo e sombreamento nos parques e praças, além de outros benefícios como a purificação do ar e a diminuição da poluição sonora fazendo com que assim, a qualidade de vida das pessoas melhore consideravelmente.

Na antiguidade os espaços arborizados como praças e jardins destinavam-se essencialmente ao uso e prazer dos imperadores e sacerdotes, mas, com o passar dos anos e com crescimento das cidades e o surgimento das indústrias, os espaços verdes deixaram de ter função apenas de lazer, passando a ser necessidade urbanística principalmente de preservação do meio ambiente urbano.

 A arborização urbana é um tema de vital importância, que deve ser incluído no Direito Ambiental, devendo ser mais estudado e divulgado aos administradores públicos dentro da gestão ambiental urbana. Com a urbanização intensa, e com uma grande área verde na cidade, a temperatura é mais baixa, evitando assim, as ilhas de calor que se formam rapidamente. Essas ilhas de calor se formam pelo elevado nível de poluição, ocasionado na maioria pelos veículos automotores como também pelas construções de edifícios e principalmente pela escassez de áreas verdes nas cidades. Desta forma, a arborização torna-se de importante para a população da cidade, pois interceptam, absorvem e transmitem radiação solar, melhorando a temperatura do ar no ambiente urbano que por sua vez é muito quente e abafado devido às construções de concretos e asfalto. Assim o direito urbanístico passou a se preocupar com os espaços verdes das cidades, procurando preservar as áreas verdes já existentes.

As arvores urbanas cumprem serviço de utilidade publica devido à tarefa que possui como a redução de temperatura por meio de retenção de parte dos raios solares através das folhas das arvores. Elas absorvem parte da água da chuva evitando o escoamento da água pluvial evitando a intensidade das enchentes, e desmoronamento de terra, assim como combate principalmente o aquecimento global, pois retém os poluentes presentes no ar atmosférico e na fixação de gás carbônico. Os benefícios prestados pelas arvores são vários, sendo dever de todos os cidadãos cuidar e exigir do poder publico cuidados com as arvores danificadas e plantio de novas espécies de plantas, para que as cidades se tornam bem arborizadas para o bem de todos.

Atualmente um dos maiores problemas está sendo o desmatamento, e a grande emissão de carbono (CO2) que são os gases danosos, o dióxido de carbono, NH4 e o cloro flúor carboneto. Todos esses gases causam o efeito estufa, ou seja, caba conservando o efeito dos raios solares na terra e com isso acaba provocando as mudanças climáticas. As árvores ajudam a evitar que isso aconteça, pois elas absorvem o carbono, deposita no seu caule e nas folhas, retirando da atmosfera, ou seja, as árvores são indispensáveis.

Estudos mostram que a arborização pode contribuir para a redução de até 4ºC de temperatura, através da redução da incidência direta da energia e do aumento da umidade relativa do ar, agindo para a redução das ilhas de calor, áreas de ocorrência das temperaturas mais elevadas durante o dia, principalmente onde a poluição é maior. Com respeito à poluição, pode-se então dizer que as arvores colaboram na retenção de poluentes, no consumo do gás carbônico e na produção de oxigênio, contribuindo para uma melhor qualidade do ar. Os estudiosos de botânica elencam diversas características e qualidades da arborização das vias públicas e dos espaços urbanos. Dentre essas, tem um aspecto fundamental que uma árvore adulta estimada absolve cerca de 250 litros de água por dia e transpira no trabalho de fotossíntese cerca de 300 litros de água por dia. Logo, a existência ou não de árvore no espaço urbano tem interferência direta no clima.

O Poder Público, União, os Estados, Distrito Federal e os Municípios têm um importante papel na questão da proteção ao meio ambiente. Constituição Federal Constituição Federal, artigo 23,VI “proteger o meio ambiente urbano e combater a poluição em qualquer de suas formas.” Ressalta ainda, no artigo 225 caput da Carta Maior: “Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e a coletividade o dever de defendê-lo e a preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Nessa linha, é possível destacar que uma cidade só cumpre a sua função social quando possibilita aos seus habitantes uma vida com qualidade, no entanto é dever de todos ter um meio ambiente ecologicamente equilibrado e isso está incluída a arborização urbana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (163.7 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com