TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Assédio Moral

Por:   •  21/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 2

Diadema, 14 de Agosto de 2015

ASSÉDIO MORAL – O QUE É?

Assédio moral é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações de humilhação e constrangimento, repetidas e prolongadas durante o período de trabalho e no exercício de suas atividades.

Acontece geralmente nas relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, onde predominam condutas negativas e relações desumanas e antiéticas de longa duração. Nota-se este tipo de conduta nos tratos de um ou mais chefes em relação a um ou mais subordinados. Assim, ocorre a desestabilização da vítima com o ambiente de trabalho e a organização.

Por ser algo privado, a vítima precisa efetuar esforços dobrados para conseguir provar na justiça o que sofreu, mas é possível conseguir provas técnicas obtidas de documentos (atas de reunião, fichas de acompanhamento de desempenho, etc), além de testemunhas idôneas para falar sobre o assédio moral cometido

Assédio Moral em relação ao sexo feminino: é uma espécie de perseguição no local de trabalho, que é feito pelo empregador. chefes, ou colegas de trabalho.

Pode se manifestar, por fala, palavra, gestos, que ofendem a dignidade e a auto-estima das pessoas.

Pode-se manifestar pela exposição da vítima a situações de constrangimento e humilhações durante a rotina de trabalho.

Com a mulher se observa violências como: submeter, proibir a fala, controle do tempo e freqüência nos banheiros, suspensão por falta de cestas básicas. A mulher pode ser visada, isolada, criticada, ser chamada de incompetente. Muitas vezes a vítima é forçada a pedir demissão.

Assédio Moral em relação ao sexo masculino: ao atingir a sua virilidade, a vitima é escolhida e isolada do grupo sem explicações, passando á ser ridicularizada, inferiorizada, culpada e desacreditada.

O QUE NÃO É ASSÉDIO MORAL

Existem atividades inerentes ao contrato de trabalho que devem ser exigidas ao trabalhador. É normal haver cobranças, críticas construtivas e avaliações sobre o trabalho e/ou comportamento específico feitas de forma explícita e não vexatória. Então podemos afirmar que todo trabalho apresenta certo grau de imposição e dependência. Porém, ocorre o assédio moral quando essas imposições são direcionadas para uma pessoa de modo repetitivo e utilizadas com um propósito de represália, comprometendo negativamente a integridade física, psicológica e até mesmo a identidade do indivíduo.

A principal diferença entre assédio moral e situações eventuais de humilhação, comentário depreciativo ou constrangimento contra o trabalhador é a frequência, ou seja, para haver assédio moral é necessário que os comportamentos do assediador sejam repetitivos. Um comportamento isolado ou eventual não é assédio moral, embora possa produzir dano moral.

Para ser considerada por assédio moral ás praticas devem ser repetitivas e por um período prolongado.

Exemplos:  O que descaracteriza Assédio Moral

  • Chamar a atenção de um funcionário no emprego quando necessário
  • Falar bem do funcionário em público
  • Pedir trabalhos urgentes
  • Ser transferida de setor quando necessário.
  • Mas condições de trabalho,
  • Trabalhar em um espaço pequeno com instalação inadequada
  • Ser transferido de emprego

Exemplos: O que caracteriza Assédio Moral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com