TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Assédio Moral no Trabalho

Por:   •  17/5/2017  •  Monografia  •  16.975 Palavras (68 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 68

FACULDADE DAMÁSIO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITO DO TRABALHO E DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO:

Consequências na Esfera Trabalhista

Rozinete Teixeira dos Santos Abreu

RONDONÓPOLIS / MT

2016

ROZINETE TEIXEIRA DOS SANTOS ABREU

O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO:

Consequências na Esfera Trabalhista

Monografia apresentada como pré-requisito para obtenção de título Pós-Graduada no curso de Pós-Graduação lato sensu em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho.

Orientadora: Carla Proença Costa de Souza

RONDONÓPOLIS / MT

2016

ROZINETE TEIXEIRA DOS SANTOS ABREU

O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO:

Consequências na Esfera Trabalhista

Monografia apresentada como pré-requisito para obtenção de título de Pós Graduação da Faculdade Damásio, como requisito para obtenção do título de Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, sob orientação da Profa. Carla Proença Costa de Souza.

Banca Examinadora

Prof(a). Dr(a). _________________________

Nome da Instituição de origem

Banca Examinadora

Prof(a). Dr(a). _________________________

Nome da Instituição de origem

Aprovação: ___________________________

Rondonópolis/MT: 30/04/2016.

Dedico este estudo e os benefícios que esta vitória acadêmica representa em minha vida, aos meus familiares, que tiveram sempre uma palavra de apoio, um ombro amigo e uma mão estendida nos momentos de estresse e dificuldades, que pareciam enfraquecer o meu ânimo. Obrigada a todos vocês, meus anjos protetores!

AGRADECIMENTOS

A quem mais poderia eu agradecer senão aos verdadeiros mentores desta vitória acadêmica: Deus, meus familiares, Professores e amigos. A cada um em especial.

A Deus por ser fonte de toda a minha força, estudo e inspiração.

Aos meus familiares que me fortalecem todos os dias e me fazem sempre levantar para uma nova batalha cotidiana, munida de amor e dedicação.

Aos professores em especial a minha orientadora que direcionou este estudo para que ele alcançasse o objetivo traçado de qualidade acadêmica, professora Carla Proença Costa de Souza a senhora me permitiu vencer barreiras e alcançar objetivos.

Aos colegas e amigos, que sempre estão ao nosso lado, mesmo nos momentos mais difíceis.

RESUMO

O assédio moral no trabalho é mais comum do que muitos pensam. O assediador é sutil e estrategista, cuida para que não seja descoberto. No presente artigo, o objetivo geral foi estabelecer um parâmetro do perfil da vítima e do agressor, as formas com que o assédio moral acontece, as consequências para a vítima em seu local de trabalho e ainda as formas de se reprimir e combater o assédio moral no trabalho. Para o alcance deste objetivo foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, com metodologia exploratória e análise qualitativa, que circundou as subjetividades da pesquisadora. As informações coletadas levaram as seguintes concepções: o assédio é um tipo de pressão psicológica arquitetada contra a vítima; o assediador é cuidadoso e estrategista, a fim de não ser descoberto e punido; a vítima, geralmente, é altruísta, capaz profissionalmente e não é frágil, se torna alvo pela dificuldade de acatar as ordens dos superiores; o principal combate ao assédio é a prevenção, não sendo suficiente o código de ética da empresa. É necessário que se tenha comunicação intima entre a empresa e o trabalhador e isso é feito por meio do departamento de recursos humanos.

Palavras-chave: Assédio moral. Trabalho. Assediador. Assediado.

ABSTRACT

Bullying at work is more common than many think. The harasser is subtle and strategist, sees to it that is not discovered. In this article, the goal was to establish a parameter of the profile of the victim and the aggressor, the ways in which bullying occurs, the consequences for the victim in the workplace and also the ways to suppress and combat bullying at work. To achieve this goal we have developed a bibliographic research, with exploratory methodology and qualitative analysis, which circled the subjectivity of the researcher. The information collected led the following concepts: harassment is a kind of psychological pressure architected against the victim; the harasser is careful and strategist, in order not to be discovered and punished; the victim is generally unselfish, professionally capable and is not fragile, becomes the target of the difficulty to abide by the orders of superiors; the main combat bullying is prevention, not being enough the code of ethics of the company. It is necessary to have intimate communication between the company and the worker and this is done through the human resources department.

Key words: Mobbing. Job. Harasser. Besieged.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (116.9 Kb)   pdf (200.4 Kb)   docx (77.9 Kb)  
Continuar por mais 67 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com