TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Banco do Réu O Direito de ir e Vir Para Preto e Pobre

Por:   •  18/9/2021  •  Artigo  •  1.750 Palavras (7 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 7

Em mais uma semana de péssimas noticias, acordamos no dia da consciência negra, esperando ver os famosos vídeos dos discursos do ator Morgan Freeman, mas acordamos com a notícia de que um homem negro foi morto em um dos pontos da rede de mercados Carrefour.

O direito de ir e vir foi consagrado pela Constituição Federal de 1988 encontram-se acolhido no art. 5, XV, no qual menciona ser livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer indivíduo, nos termos da lei, permanecer ou sair dele com os seus bens.

Por outro lado, o negro, pelo que parece ainda não é uma pessoa, é um ser de uma subespécie ainda desconhecida originada para servi aos seres iluminados de veste branca e mancha vermelha. Quando sem serventia para uso devem ser jogados nas masmorras de concreto, como bem disse o ex Ministro da Justiça, Jose Eduardo Cardozo: “As cadeias brasileiras são medievais”.

E é assim que no fictício irônico, o racismo se estrutura no Brasil. É nesse aparente quadro de uma terra medieval que nunca se apaga, em um tempo que o conquistador precisava justificar seu domínio sobre o conquistado e que seu escravo não tinha nenhum traço sequer de humanidade.

E para ver um lugar onde isso fica muito mais explícito, basta realizar uma visita ao sistema prisional, você já fez essa visita? Deveria, pois é lá que jogamos os negros e é lá que o racismo fica mais evidente. É o que revela o 14º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado no dia 18/10/2020 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Segundo o fórum, dos 657,8 mil presos, 438,7 mil são negros (ou 66,7%). Os dados são referentes ao ano de 2019.

As políticas de encarceramento e aumento de pena se voltam, via de regra, contra a população negra e pobre. Entre os presos, 66,7% são pretos ou pardos. Os brancos, inversamente, são 58,04% dos presos.

Amanda Pimentel, pesquisadora associada do Fórum, lembra que, além das condições que levam ao fato de que a população negra possui mais pessoas presas do que os não negros, existe também o tratamento desigual dentro do sistema judiciário.

"As prisões dos negros acontecem em razão das condições sociais, não apenas das condições de pobreza, mas das dificuldades de acesso aos direitos e a vivência em territórios de vulnerabilidade, que fazem com que essas pessoas sejam mais cooptadas pelas organizações criminosas e o mundo do crime. Mas essas pessoas também são tratadas diferencialmente dentro do sistema de justiça. Réus negros sempre dependem mais de órgãos como a Defensoria Pública, sempre têm números muito menores de testemunhas. Já os brancos não dependem tanto da Defensoria, conseguem apresentar mais advogados, têm mais testemunhas. É um tratamento diferencial no sistema de justiça. Os réus negros têm muito menos condições que os réus brancos"

A origem da pobreza e da desigualdade dentro do urbanismo vem desde a libertação dos escravos com a lei Áurea e nenhuma política pública de inserir essas pessoas na sociedade. E é sobre esta questão que foi feita em 1964, pelo sociólogo Florestan Fernandes (1920-1995). Em um livro clássico, chamado A integração do negro na sociedade de classes, ele foi ao centro do problema:

“A desagregação do regime escravocrata e senhorial se operou, no Brasil, sem que se cercasse a destituição dos antigos agentes de trabalho escravo de assistência e garantias que os protegessem na transição para o sistema de trabalho livre. Os senhores foram eximidos da responsabilidade pela manutenção e segurança dos libertos, sem que o Estado, a Igreja ou qualquer outra instituição assumisse encargos especiais, que tivessem por objeto prepará-los para o novo regime de organização da vida e do trabalho. (...) Essas facetas da situação (...) imprimiram à Abolição o caráter de uma espoliação extrema e cruel”.

A abolição não foi apenas uma demanda por maior justiça social, mas uma necessidade de inserção do Brasil na economia mundial. Os ex-escravos, além de serem discriminados pela cor, se somaram à uma população mais pobre e formou um grupo de marginalizados pela sociedade sem renda nenhuma, vendendo sua força por um prato de comida e com suas crianças jogadas nas ruas onde a violência só crescia.

E Escrevendo sobre esse período, Lima Barreto (1881-1922) ressalta que:

“Nunca houve anos no Brasil em que os pretos (...) fossem mais postos à margem”

E como em terras tupiniquins sempre foi mais fácil criminalizar do que resolver nossos problemas (sempre em nome da moral e dos bons costumes, é claro). Exemplos bastam para nos remeter às ordenações filipinas encontradas no título LXVIII, “Dos Vadios”. Já no Código Criminal do Império de 1830, o Capítulo IV tratava dos “vadios e mendigos” e o artigo 295 previa pena de “prisão com trabalho por oito a vinte e quatro dias” quando “não tomar qualquer pessoa uma ocupação honesta e útil de que possa subsistir, depois de advertida pelo juiz de paz, não tendo renda suficiente”

Já dá para ter uma nota de que miséria, pobreza e desigualdade racial se resolviam através do código penal. A criminalização de condutas como vadiagem, mendicância, embriaguez e da prática da capoeira, visava perseguir as camadas mais pobres, em uma prática de higienização social. Apagar os pobres e pretos era, e sempre foi o objetivo.

A Lei de Contravencoes Penais carrega todo o preconceito da nossa sociedade, assim como o ódio aos pobres, a intolerância com certas formas de expressão cultural, o racismo e etc. Está tudo evidente. Repetindo a expressão de Maíra Zapater, “polícia fiscal da moral e dos bons costumes”: é só olhar e ver.

“Delegado chico palha

Sem alma, sem coração

Não quer samba nem curimba

Na sua jurisdição

Ele não prendia

Só batia

Era um homem muito forte

Com um gênio violento

Acabava a festa a pau

Ainda quebrava os instrumentos

Ele não prendia

Só batia

Os malandros da portela

Da serrinha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com