TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONSUMO NÃO-ALIENADO

Por:   •  24/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  1.083 Visualizações

Página 1 de 3

ALIENAÇÃO NO CONSUMO

O CONSUMO NÃO-ALIENADO

O consumo do saber, o consumo do aperfeiçoamento são consumos necessários para nossa evolução como ser humano.

O ato do consumo não alienado faz com que as pessoas seguras de si ou seguras do que querem ser na sociedade busquem o que realmente precisam ou necessita naquele momento, sem que isso mude o seu jeito e sua personalidade.

Um exemplo de consumo não alienado foi de um menino chamado Carlos Eduardo de 7 anos na época, morador de Palmas, onde no ano de 2016 ele leu 88 livros. Ele narra que a intenção não era contabilizar ele apenas foi se apaixonado pela leitura.

"A gente pode rir de novas piadas, tem novas aventuras. A gente conhece um novo mundo na leitura", diz o menino.

Fonte: http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2016/12/menino-de-7-anos-le-88-livros-em-2016-gente-conhece-um-novo-mundo.html

Como podemos ver na reportagem acima, o menino se apaixonou por algo que está ao nosso alcance diariamente e que está conosco a vários séculos. O consumo do menino não é alienado, é um consumo de saber, é de interesse por outras coisas, por outras culturas e é um interesse pessoal que ele traz consigo mesmo.

“Não somos ricos pelo que temos, e sim pelo que não precisamos ter.”

IMMANUEL KANT

O CONSUMO ALIENADO.

No dia a dia nos deparamos com inúmeras propagandas instigando o consumo. A sociedade em meio a alta tecnologia nos tempos atuais vem comprando coisas que não são necessárias para sua sobrevivência, mas são necessárias para o seu ego e seu status perante o outro.

As grandes empresas lançam produtos novos de tempos em tempos afirmando que o anterior e ultrapassado, e que é melhor que o do concorrente, e você como consumidor e que precisa de algo melhor não se atenta e acaba comprando algo desnecessário, afinal o que mudou do antigo para o novo foi apenas um “S”.

A indústria do consumo cresce todos os dias por pessoas que precisam estar na moda, que precisam ostentar aquele carro de última geração e aquela tevê com vários pixels. A sociedade trabalha para se sentir feliz e manter seu bem-estar.

O estimulo a compra em datas comemorativas como dia das mães, pais e natal faz com que a população lote os shoppings de sua região em busca de algo novo sem ao menos saber se é necessário para o presenteado. O mundo da moda também cresce nesse meio, vendem roupas que deixam tudo no lugar, vendem o creme que faz cair sua idade de 50 para 20 anos e você como consumidor se deixou levar, afinal você não notou que todas a revistas os comerciais de televisão existem editor de imagem, fazendo com que isso atraia o público alvo como isca de peixe.

O consumo exagerado faz com que você perca a noção do que realmente e bom e necessário para o seu cotidiano, como a Dona Isonete que é viciada em comprar tupperware.  A moradora do Estado de Goiás tem obsessão por comprar potes de plásticos, e até mesmo chegou a fazer um consorcio de R$500 reais para comprar mais itens.

Hoje, as compras são mais esporádicas. "Compro moderadamente, porque quase todas eu já tenho. Só compro as novidades... Não posso nem ver que quero comprar" diz Dona Isonete.

Fonte: http://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,conheca-dona-isonete-uma-mulher-viciada-em-tupperware,70001774122

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com