TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CRIME ORGANIZADO E O IMPACTO NEGATIVO DO TRÁFICO DE DROGAS NAS FAVELAS DO RIO DE JANEIRO

Por:   •  19/2/2018  •  Artigo  •  3.437 Palavras (14 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 14

O CRIME ORGANIZADO E O IMPACTO NEGATIVO DO TRÁFICO DE DROGAS NAS FAVELAS DO RIO DE JANEIRO

ORGANIZED CRIME AND THE NEGATIVE IMPACT OF DRUG TRAFFICKING IN THE SLUM OF RIO DE JANEIRO

Solon da Cruz Santos

Bacharel em Direito

Instituto Brasileiro de Educação IBEDF

soloncruzz@hotmail.com

Resumo

Muito dinheiro é gasto com segurança pública no Brasil, e a cada ano, maiores investimentos são feitos pelo Estado nessa área tão importante das políticas públicas.  Este artigo tem o objetivo de demonstrar o problema causado pela circulação, venda e uso de drogas ilícitas nas favelas da cidade do Rio de Janeiro, apresentar o conceito do crime organizado, a falha no combate ao tráfico de drogas, as drogas que são mais consumidas e as possíveis soluções para diminuir o problema. O consumo de drogas gera outros tipos de violências como roubos e assassinatos. Os moradores das favelas são afetados em seus direitos básicos de liberdade, segurança e paz e muitos jovens perdem suas perspectivas de ter um futuro melhor porque as oportunidades são escassas. Por outro lado o consumo aumenta nas classes médias e altas, porém o consumo se instala e se intensifica nas favelas por questões de ordem social, a falta de emprego, educação e moradia. O Estado precisa fortalecer e ampliar as redes de atenção aos que são reféns das drogas. O sistema de tratamento de dependentes químicos merece maior investimento juntamente com o treinamento dos polícias e uso de novas tecnologias de monitoramento de prevenção. Esse é um grande desafio que o Governo do Rio de Janeiro tem pela frente.

Palavras-chave: crime organizado, drogas, violência, favela, segurança pública, Rio de Janeiro.

Abstract

Too much money is spent on public security in Brazil, and each year big investments are made by the State in this important area. This article has the objective to demonstrate the problem caused by the circulation, sale and use of illicit drugs in the slums of the city of Rio de Janeiro, introduce the concept of organized crime, the failure in combating drug trafficking, the drugs that are most commonly used, and the possible solutions to reduce the problem. The consumption of drugs generates other types of violence such as steals and murders. Slum residents are affected in their basic rights of freedom, security and peace, and many young people lose their prospects of a better future because the opportunities are scarce. On the other hand, the consumption increases in the middle and upper classes, however, the consumption settles and intensifies in the slums for reasons of social order, lack of employment, education and housing. The State needs to strengthen and broaden networks of attention to those who are hostages of the drug. The treatment system dependent on greater investment with the training of police and use of new technologies for prevention. This is a challenge that the Government of Rio de Janeiro is facing.

Palavras-chave: organized crime, drugs, violence, slum, public security, Rio de Janeiro

INTRODUÇÃO

Milhões de reais são gastos com segurança pública no Brasil, e a cada ano, maiores investimentos são feitos pelo Estado nessa área tão importante das políticas públicas.  Com o aumento expressivo da criminalidade, da violência e do crime organizado, a repressão a estes atos ilícitos ganhou proporções cada vez maiores e se tornou tema de campanhas políticas e debates em meios de comunicação em geral.

 Diante dos noticiários diários, as informações não param de crescer de crimes cometidos por facções criminosas e o aumento do tráfico de drogas. O crime se organizou e a venda e o consumo de entorpecentes crescem cada vez mais nas cidades e favelas de todo o Brasil. No Rio de Janeiro, as notícias ganham destaque devido ao aumento de roubos, tiroteios e assassinatos relacionados às drogas e o sentimento de medo domina os moradores. O consumo de drogas ilícitas está instalado em todas as classes sociais e os impactos negativos são vistos por toda a cidade.

O reflexo da violência atinge as escolas, o comércio e o turismo da cidade. Não só viajantes brasileiros como de outros países ouvem os casos de violência nas ruas da capital fluminense. Os pontos turísticos mais visitados por turistas requerem uma atenção de segurança especial. As praias que são um símbolo de beleza e atração, não estão tão calmas assim e relatos de tiroteios são vistos com freqüência nas mídias sociais.

Falta de educação, cultura da violência, desvio de verbas públicas, falta de investimento na segurança pública, são algumas das hipóteses levantadas pelos especialistas para tentar responder uma questão tão difícil, o aumento da violência e o tráfico drogas na cidade do Rio de Janeiro. Muito dinheiro é gasto para tentar solucionar o problema, porém os governantes não têm uma resposta exata para dar a sociedade.

Com isso, o objetivo deste artigo é demonstrar o problema causado pela circulação, venda e uso de drogas ilícitas de forma organizada nas favelas da cidade do Rio de Janeiro, haja vista as consequências negativas que as facções criminosas acarretam nas comunidades. Ressalta-se que o consumo de drogas gera outros tipos de violências como roubos e assassinatos. Os moradores das favelas são afetados em seus direitos básicos de liberdade, segurança e paz e muitos jovens perdem suas perspectivas de um futuro melhor porque as oportunidades são escassas.

Também são objetivos do trabalho, apresentar o conceito do crime organizado, a falha no combate ao tráfico de drogas, as drogas que são mais consumidas e as possíveis soluções para diminuir o problema.

Para realização da pesquisa os métodos adotados foram baseados em livros especializados, fontes eletrônicas e artigos científicos buscando elementos para averiguar o tamanho do problema decorrente das drogas e algumas soluções.

Crime Organizado e Violência

O aumento alarmante da violência no Rio de Janeiro tem assustado não somente as pessoas deste Estado, mas a sociedade brasileira como um todo que se vê vítima do crime organizado e assiste o impacto negativo do tráfico de drogas nas favelas do Rio de Janeiro. Tanto os moradores dessas comunidades como os turistas brasileiros, possuem uma sensação frequente de insegurança que tem atingido pessoas de todas as classes sociais desta região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (151.3 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com