TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Capote

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.735 Palavras (15 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 15

 UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

CAMILA DE ALMEIDA AZARIAS

CELCINO RODRIGUES JUNIOR

NICOLLY DUARTE GOES

SUSAN SHARON DE LIRA MIRANDA

Dir. 1º A-B manhã

O CAPOTE

São Paulo

2015

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

CAMILA DE ALMEIDA AZARIAS

CELCINO RODRIGUES JUNIOR

NICOLLY DUARTE GOES

SUSAN SHARON DE LIRA MIRANDA

Dir. 1º A-B manhã

O CAPOTE

             

                                                                                                     

                                                                                     

Trabalho interdisciplinar apresentado

Às disciplinas Interpretação e Produção de Texto, Psicologia Jurídica

E Economia da Universidade Paulista – UNIP, como requisito parcial de avaliação do 1º semestre do curso de Direito de 2015.

                                                            São Paulo

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................1

2 ANÁLISE E DISCUSSÃO.........................................................................................4

2.1 À LUZ DE IPT - INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO......................4

2.2 À LUZ DE PSICOLOGIA JURÍDICA....................................................................7

2.3 À LUZ DE ECONOMIA.........................................................................................9

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................9

   REFERÊNCIAS......................................................................................................10


I - INTRODUÇÃO

        Este estudo versa sobre o conto “O Capote” da autoria de Nicolai Gogol e apresenta uma análise da Obra à luz das disciplinas IPT – Interpretação e Produção de texto, Psicologia Jurídica, Economia, constitutivas da grade do 1º semestre do curso de Direito de 2015 da Universidade Paulista – UNIP.

  1. - O Autor

Nicolai Vassilievitch Gogol foi um escritor, romancista, teatrólogo e dramaturgo, renovador e vanguardista, trouxe para a literatura russa o realismo fantástico, embora apresente, em algumas de suas obras, características surrealistas, e é considerado um dos fundadores da moderna literatura russa. Nasceu na cidade Sorotchinsky, Ucrânia em 20 de março de 1809 e faleceu vitima de alucinações na cidade de Moscou em 1852. Sua principal obra foi Almas Mortas, considerada por muitos críticos literários como sendo a primeira novela russa moderna.

1.2 - A Obra

Em 1842 quando foi publicado “O Capote” sugeriu imensas e contrárias leituras. É fato que o conto é uma Obra de conteúdo extenso, na qual podemos observar críticas filosóficas e psicológicas. A obra apresenta uma narrativa discursiva, estimulada pela incrível e detalhada descrição dos fatos e lugares descritos na Obra. Gogol possibilitou que sentíssemos a história do Conto como algo tangível em sua Obra “O Capote”.

1.3 - RESUMO - O CAPOTE

Obra escrita em 1842 relata a história de um cidadão russo, chamado Acaqui Acaquevicth um homem trabalhador e acomodado em sua tarefa repetitiva em copiar documentos em uma repartição publica, inclusive nesta repartição, o chefe de Acaqui Acaquevicth ofereceu-lhe um cargo superior, a qual ele deveria copiar os textos e passar para a terceira pessoa, Acaqui negou a promoção e continuou a ser um mero copiador, no trabalho Acaqui era motivo de chacotas e zombarias devido a sua aparência de baixa estatura, meio calvo e magro, ele não se importava com tais chacotas, os outros funcionários da repartição chegavam jogar esfarelo de papeis em cima dele, que simplesmente se limpava e não reclamava de absolutamente nada.

Acaqui morava em um bairro afastado de São Petersburgo, em um quarto alugado de uma senhora. Ele não possuía amigos ou qualquer tipo de vida social, seu único lazer era quando ele levava trabalho para casa, passava a noite toda copiando e copiando, Acaqui sentia prazer em copiar tais documentos. São Petersburgo, no inverno é uma cidade muito fria, que seria insuportável para qualquer pessoa não vestir-se adequadamente a esta época do ano, Acaqui Acaquevitch possuía um capote, (na Rússia capote é um, sobretudo acochado para que se possa aguentar o frio), devido ao uso excessivo do mesmo, já era possível notar furos no forro, porem as condições financeiras deste trabalhador não permitia ele a comprar outro capote, e Acaqui nunca havia pensado em trocar lo, ele lutou com a ideia de ir até um alfaiate com o intuito de reformar seu capote antigo, não havia condições de reforma Acaqui ficou arrasado, o inverno estava se aproximando e ele já sentia algumas dores, não podia ficar sem uma proteção, logo teve a necessidade e economizou centavo por centavo, economizou até na comida para que fosse lhe permitida a compra de um novo capote Acaqui Acaquevicth comprou o novo capote, e logo que vestiu se sentiu muito bem e não se arrependeu da compra. Acaqui chegou ao trabalho com seu novo capote e todos olharam para ele, ficaram maravilhados com a bela vestimenta de Acaqui Acacquevicth todos o elogiaram que aprovou a atitude dos colegas de trabalho, as zombarias e chacotas pararam, e Acaqui foi convidado para uma festa de um dos funcionários da repartição, ele ficou meio inseguro, porem aceitou o convite.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (155.2 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com