TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ciência do Direito

Por:   •  18/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.815 Palavras (8 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

O assunto abordado para a elaboração deste trabalho, pertencente à Ciência do Direito, utiliza a Lei nº 11.101/2005 como base.

Este trabalho tem o objetivo de investigar o princípio da recuperação judicial de empresas, sob regime da Lei de recuperação empresas e falência, Lei nº 11.101/2005. Desta forma, é importante recordar que esse essa lei regulariza o restabelecimento judicial e extrajudicial, assim como a falência de empresários individuais e também da comunidade classificada como empresária.

        Um ponto interessante é que a Lei nº 11.101/2005 não está reduzida ao sobrepujamento rigoroso da legislação anulada, já que, estabeleceu um paradigma contemporâneo, visando, fundamentalmente, a satisfação, através do meio mais proveitoso o possível dos privilégios dos credores.  

        No que diz respeito à teoria econômica da recuperação de empresas, é preciso explanar, que esta, limita-se ao estudo deste regulamento ante a compreensão das teorias econômicas com o intuito de formular um padrão teórico que agregue a execução das leis judiciais que o domina a modelos de competência econômica.

        Esta pesquisa teve como ponto principal o estudo das leis de recuperação de empresa, mencionada na Lei 11.101/2005 e também, seus reflexos no controle da economia, tendo em vista que, a ação do direito auxilia no regulamento do movimento voluntário da economia, assim como coadjuvante na hora de empregar este ao serviço de regras essenciais da vida em sociedade.

A Teoria da Empresa

Para que seja possível compreender de forma mais eficaz, as orientações atuais do direito de empresa são indispensáveis o estudo de abordagens históricas dos conceitos que salientam o contexto de atuação do direito comercial.

Através da teoria subjetiva utilizada anteriormente, é possível perceber que eram conhecidos como comerciantes apenas aqueles que eram vinculados a associações, assim, somente eles podiam permanecer próximos aos tribunais especiais e também aos benefícios da falência e da concordata. Já a teoria objetiva serviu para alterar essa forma de categorização de comerciante, começando a analisar aqueles que realizavam ações de comércio. Partindo destas teorias, surgiu a teoria da empresa (QUEIROZ, 2005).

A teoria subjetiva moderna, mais conhecida como teoria da empresa, conceituada no Código Civil Italiano no ano de 1942, e ainda hoje, serve como referência para o direito empresarial. Segundo Abrão (1997), Endemann foi o percursor deste tema, alegando que a empresa é uma existência de vida econômica que sobrevém da pessoa física, a qual é a titular. Todavia, foi Wieland quem formulou a teoria da empresa de forma mais precisa e regular, propondo um novo ponto de vista do Direito Comercial.

De acordo com Queiroz (2005), as noções da Teoria da Empresa estão presentes na entidade intitulada “empresa”. Portanto, para esta teoria, o foco é a forma como as ações econômicas são praticadas.

A teoria da empresa pode ser compreendida da seguinte maneira:

 [...] o cerne dessa teoria está nesse ente economicamente organizado que se chama ‘empresa’, a qual pode se dedicar tanto a atividades eminentemente comerciais como a atividades de prestação de serviços ou agricultura antes não abrangidos pelo direito comercial (GAMA, 2007).

        Contudo, a definição do conceito jurídico de empresa foi uma grande afronta para os comercialistas daquele período. Sendo assim, é preciso mencionar as correntes que abordaram este tópico. Amaral (2008), explica que a primeira abordagem teórica faz uma modificação da vertente econômica de empresa para a categoria jurídica, isto é, adiciona os conteúdos econômicos ao direito. Já a segunda corrente, realiza uma adaptação das concepções econômicas de empresa à área jurídica.

Visto isso, é possível notar que o conceito de empresa por der compreendidos do ponto de vista tanto econômico, como jurídico, entretanto, o conceito econômico é alcançado mais facilmente, como a administração de trabalho e recursos que tem como objetivo a geração de serviços e bens (QUEIROZ, 2005).

Na categoria econômica, Vivante (1922 apud ABRÃO, 1997), elucida que a “empresa é um organismo econômico que recolhe e põe em prática sistematicamente os fatores necessários para obter um produto destinado à troca, a risco do empresário”.

Na concepção jurídica, Asquini (1943 apud ABRÃO 1997) descreve a empresa como um “fenômeno poliédrico”. Nesta lógica, sua definição para empresa é:

 [...] a empresa deve ser encarada sob quatro aspectos ou perfis: o subjetivo, o funcional, o patrimonial e o corporativo. Subjetivamente, a empresa se confunde com a pessoa de seu exercente, isto é, o empresário [...], como aquele que “exercita”, portanto, sujeito da atividade empreendedora ou empresária. [...] O segundo perfil, segundo Asquini, é o funcional, apresentando-se, destarte, a empresa como força em movimento ou, em última análise, como a própria atividade empreendedora dirigida a um fim produtivo. [...] Pelo perfil objetivo ou patrimonial, Asquini visualiza a empresa como patrimônio negocial ou fazenda mercantil. [...] O derradeiro perfil sob o qual se antolha a empresa a Asquini é o corporativo, concepção essa tão ao sabor do momento histórico no qual se elaborou o Código Civil italiano de 1942. Assim, é ela uma organização especial de pessoas formadas pelo empresário e seus colaboradores. [...]

        Vale apontar que é improvável que um conceito jurídico de empresa, que envolva os quatro perfis apontados por Asquini seja elaborado.

Coelho (2005) e Lopes (2008) declaram que destes quatro perfis propostos por Asquini, em nossa legislação, somente o funcional está relacionado ao conceito jurídico mais adequado de empresa.

Com base nisso, é relevante afirmar que a conceituação de empresa mais sensata, é a que trata os princípios econômicos e jurídicos, e não somente um deles. Assim:

[...] pode-se tomar a empresa tanto como um conjunto organizado de recursos economicamente relevantes (os fatores de produção ou insumos) quanto como conjunto de transações ou relações jurídicas contratuais destinadas ao constante agrupamento e organização destes mesmos fatores de produção. Na primeira apreensão, têm-se uma visão estática da empresa. Sob a segunda perspectiva, a empresa é vista em funcionamento, em atividade, sendo, por isso, uma visão dinâmica (GOULART, 2006 apud LOPES, 2008)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (199 Kb)   docx (279.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com