TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Condomínio Edilício

Por:   •  25/11/2016  •  Artigo  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

A palavra Condomínio deriva do latim, sendo formada pelo prefixo cum (simultaneidade) e do substantivo dominium (propriedade, domínio), podendo-se afirmar que condomínio é a propriedade simultânea entre duas ou mais pessoas sobre a mesma coisa.

Diversos Autores definem Condomínio de várias formas, mas um autor que gosto muito e acho sua definição muito didática é o Professor Flávio Tartuce, que de acordo com seus ensinamentos “ verifica-se a existência do condomínio quando mais de uma pessoa tem a propriedade sobre determinado bem, seja ele móvel ou imóvel”, ou ainda “...pode-se dizer que no condomínio duas ou mais pessoas têm os atributos da propriedade aos mesmo tempo...”(Tartuce, Flávio – Direito Civil, v.4: Direito das Coisas, 2015)

O Código Civil traz o Condomínio Edilício, termo que diz respeito ao condomínio regulado por leis emanadas dos “edis’ ou “edil”, pessoa cuja função era observar e garantir o bom estado e funcionamento de edifícios na Roma antiga, fazendo prevalecer as posturas e os regulamentos no planejamento e organização as cidades.

Ainda hoje para a construção de um Condomínio Edilício é necessário a aprovação da Municipalidade local, com a emissão de um alvará autorizando a construção do condomínio de acordo com a documentação apresentada na Prefeitura.

Em seu artigo 1.331, o Código Civil define Condomínio Edilício como sendo edificações que contenham partes de propriedade exclusiva (unidades autônomas) e partes de propriedade comum dos condôminos (hall de entrada, elevadores, corredores, piscina etc).

A Lei 4.591/64 em seu artigo 1º dispõe, definindo por exemplificação, como condomínio em edificações, “as edificações ou conjuntos de edificações, de um ou mais pavimentos, construídos sob a forma de unidades isoladas entre si, destinadas a fins residenciais ou não residenciais”.

Desse modo, podemos dizer que Condomínio Edilício são as edificações ou conjunto de edificações destinadas a fins residenciais ou não residenciais, que contenham partes de propriedade exclusiva e partes de propriedade comum dos condôminos. Condomínio este constituído por uma Convenção Condominial registrada em cartório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com