TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conflito Agrário no MT e no Brasil

Por:   •  22/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.679 Palavras (7 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 7

ESTADO DE .............[pic 1]

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

                             UNIVERSIDADE DO ESTADO DE ..............

                           CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ...............

           Docente:

                                                                                             

                                                                                  Discente:

   Disciplina
                       Direito Agrário

                     Turma
                               

Pontes e Lacerda – MT, 2019.

OS PRINCIPAIS CONFLITOS AGRÁRIOS NO BRASIL E NO MATO GROSSO

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho vem tratar sobre os maiores conflitos agrários existentes no Brasil e no Estado de Mato Grosso, de maior notoriedade, fazendo um mapeamento dos mesmos, inicialmente trazendo a parte histórica, como surgiu os conflitos agrários, dados de como está a situação dos conflitos referente ao último ano de acordo com a Comissão Pastoral da Terra – CPT.

  1. PARTE HISTÓRICA

Os conflitos agrários surgiram por uma questão que veio arrastada de forma cultural até os dias de hoje, sendo ela a concentração de terras na mão de poucos, usada no modelo de ocupação territorial adotado no século XVI, pela Coroa Portuguesa, durante o período da colonização do Brasil.

Tal conflito é bem antigo em todo território brasileiro, tendo maior enfoque no século XIX, onde se agravado ainda mais no século XX. Na década de 1960 foi inflamada com maior intensidade a necessidade da reforma agraria no Brasil, principalmente nas Regiões Norte e Nordeste, a qual possui a maior concentração fundiária e em março de 1963 veio a primeira conquista, a aprovação do Estatuto do Trabalhador Rural.

Já em meados de 1980 e 1990, surgiram várias organizações que tem um papel fundamental em defesa da reforma agrária, como o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra, Ligas Camponesas e a Pastoral da Terra.

Em 1993, o Congresso Nacional estabeleceu que a improdutividade das terras caracterizava o não cumprimento do caso previsto pela Constituição de 1988 de função social da propriedade; ficou estabelecido por Lei que a improdutividade procederia à desapropriação. Atualmente, por parte dos movimentos, as ocupações de terra tornaram-se o principal mecanismo de pressão sobre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para a execução dos processos de desapropriação e assentamentos.

  1. DADOS ATUAIS NO ESTADO DO MATO GROSSO

Trazendo para os dias atuais, de acordo com a Comissão Pastoral da Terra – CPT, em todo o estado do Mato Grosso ocorreram 54 conflitos no campo em 2018, envolvendo 28.598 pessoas. Desse total, foram 47 conflitos por terra, 3 por água e 4 trabalhistas. Nos conflitos por terra, a CPT no estado registrou 550 famílias expulsas de suas terras e 633 famílias despejadas; 859 famílias estiveram ameaçadas de despejo e 725 sofreram tentativa ou ameaça de expulsão dos lugares onde viviam; 440 famílias tiveram suas casas destruídas e 430 tiveram algum outro tipo de bem destruído.

Entre os estados da região Centro-Oeste, o Mato Grosso lidera com vantagem quando se trata das áreas em disputa: são mais um milhão de hectares envolvidos em conflitos agrários, mais precisamente: 1.295.079 ha. A soma de hectares em disputa no Centro-Oeste é de 1.571.400.

  1. OS CONFLITOS AGRÁRIO NO MATO GROSSO

  1.  COLNIZA/MT

Matéria: Polícia Civil autua seguranças de fazenda por homicídio consumado e tentativas após conflito agrário em Colniza (MT).

Publicado: 06 janeiros 2019.

Resumo: Na manha de sábado, dia 05 de janeiro de 2019, houve um conflito agrário na Fazenda Bauru (antiga Magali), onde a Polícia Judiciaria Civil de Colniza, no dia 06 de janeiro de 2019, realizou a autuação em flagrante de 4 (quatro) seguranças de uma propriedade rural, onde uma senhora de nome Elizeu Queres de Jesus, 38, veio a óbito ainda no local, após ser atingida por diversos disparos de arma de fogo e outras nove pessoas ficaram feridas após o conflito. Para apurar o ocorrido, foi desenvolvida uma força-tarefa reunindo vários órgãos da segurança pública do estado de Mato Grosso. 

Link da matéria: https://www.cptnacional.org.br/publicacoes/noticias/conflitos-no-campo/4585-policia-civil-autua-segurancas-de-fazenda-por-homicidio-consumado-e-tentativas-apos-conflito-agrario-em-colniza-mt

Data de acesso: 24 de maio de 2019

  1. TERRA NOVA DO NORTE/MT

Matéria: Terra Nova do Norte 1990

Publicado: 09 agosto 2017

Resumo: Desde de o ano de 1985 o fazendeiro Clemente de Almeida Souza Nato, vinha conflitando com 252 famílias da gleba União e do Pingo D’Água, e em 15 de outubro de 1990 atacou uma família de quatro pessoas, torturando-a até a morte, junto com seu jagunço Sinval do Nascimento França, esse foi o primeiro caso em que um fazendeiro foi punido no estado do Mato Grosso.

Link da matéria  https://www.cptnacional.org.br/noticias/acervo/massacres-no-campo/108-mato-grosso/3939-terra-nova-do-norte-mato-grosso-1990

Data de acesso: 24 de maio de 2019

  1. CONFLITOS AGRÁRIO NO BRASIL
  1. VIANA/MA

Matéria: Massacre no Maranhão contra o Povo Gamela

Publicado: 03 de maio de 2017.

Resumo: No domingo, dia 30 de abril de 2017, no povoado das Bahias os indígenas da Etnia Gamela foram atacados por fazendeiros e capangas, onde 13 ficaram feridos, e 2 em estado mais grave, os índios afirmam que foram vitimas de um ataque já polícia responsável pelo caso afirma que foi um confronto. Na terça-feira, dia 02 de maio 2017 foi realizada uma audiência pública para discutir sobre o ataque que os indígenas sofreram, o qual esteve presente mais de 20 entidades, como a Cimi, OAB, movimentos sociais e demais entidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (143.2 Kb)   docx (719.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com