TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Contrato de Doação

Por:   •  6/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO DE DIREITO CIVIL

Instituição: Faculdade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC

Turma: Turma II

Curso: Direito

Período: 4°

Tema: Contratos em espécie

Assunto: Doação

Componentes: Renned Alves Sales, João Henrique Esteves Lima, João Henrique Oliveira Dias, Anderson André Colares Weberling, Guilherme Nogueira Soares]]

INTRODUÇÃO

O presente trabalho, visa a compreensão do contrato de doação.

Na gênese da palavra, é observado que a mesma veio do latim “donation” que traduzido para o português brasileiro, tem o significado de doação.

Pelo sentido literal da palavra, é notório que para que haja uma doação primeiro deve haver a intenção de doar, sendo recíproca a de receber.

Para melhor entendimento, contrato de doação, é aquele em que um indivíduo (o doador), por determinação própria (liberalidade), realiza a transferência de seus bens para um outro indivíduo (o donatário), de forma gratuita. Tal conceito está disposto nos artigos 538 a 564 do código civil. O nome doação, se dá justamente pelo fato do título ser gratuito e unilateral, pois, apenas uma das partes se obriga á abrir mão de algo.

É primordial, adentrar nas principais características do título, que são: a natureza contratual, a gratuidade, o ânimo de liberalidade, a transferência de bens ou vantagens do patrimônio do doador para o patrimônio do donatário e a aceitação explicita ou tácita do benefício por parte do donatário. Evocando também o que está oculto que é a vontade livre de doar e a minoração do patrimônio por parte do doador.

 

DESENVOLVIMENTO

Em regra, as características essencias do contrato de doação são: A natureza contratual,  a gratuidade, o ânimo de liberalidade, a transferência de bens ou vantagens do patrimônio do doador para o patrimônio do donatário, e a aceitação explicita ou tácita do beneficio por parte do donatário.

A doação exige a declaração do doador que transfere gratuitamente um bem ao outro e a aceitação do donatário (esse segundo, porém, é divergente na doutrina).Para Maria Helena Diniz, a aceitação continua sendo elemento essencial da doação, pois “a doação não se aperfeiçoa enquanto o beneficiário não manifestar sua intenção de aceitar a doação.” Essa também é a posição de Anderson Schreiber (2019, p. 542). Segundo Paulo Luiz Netto Lôbo, por sua vez, a aceitação não é mais elemento essencial do contrato. Para ele, basta a intenção de doar, ou seja, o ânimo do doador em fazer a liberalidade. Essa segunda posição também é defendida por Flávio Tartuce (2020, p. 1078).

A doutrina identifica dois como principais elementos essenciais no contrato de doação. Que são:

A) o elemento objetivo que se baseia na coisa ou na vantagem que o doador se obriga a transferir ao donatário, é a redução do patrimônio do doador;

B) o elemento subjetivo, que corresponde ao “animusdonandi” ou intenção de doar;

 

Em relação a sua forma, deverá ser realizada por instrumento particular como rege o artigo 541 do CC, por escritura pública, na ocasião em que tiver por objeto imóvel de valor superior a 30 vezes o maior salário mínimo como falado no art. 108 do CC, também terá o direito à sucessão aberta ou quinhão hereditário, e podendo ser verbalmente quando se tratar de objetos móveis de pequeno valor como rege no § 1º, do artigo 541.

A determinada pessoa que irá receber o objeto doado não tem, como regra, um prazo para  aceitação. Mas de acordo com o art.539 do CC, o donatário, ciente do prazo, precisa declarar se aceita ou não a liberalidade. Caso não houver manifestação, pode se considerar aceita a doação. Esta regra não vale para doação com encargo, pois é uma modalidade que cria um ônus para o donatário, sendo assim sua aceitação não deve ser presumida. Caso o donatário seja absolutamente incapaz é dito no art. 3º do CC, que sera dispensado a aceitação da doação pura, que é feita sem nenhuma subordinação a qualquer evento que possa acontecer futuramente, ou ao cumprimento de encargo ou reconhecimento de serviços prestados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com