TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIREITO ELEITORAL: CONCEITO, FINALIDADE E LEIS PRINCIPAIS

Por:   •  11/11/2022  •  Resenha  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

DIREITO ELEITORAL: CONCEITO, FINALIDADE E LEIS PRINCIPAIS

O Direito Eleitoral é o ramo do Direito que regulamenta e garante o direito ao voto e a soberania popular, além de estabelecer normas sobre o processo eleitoral. Tem como objeto as normas e os procedimentos que regulam o exercício do direito ao sufrágio com a finalidade de concretizar a soberania popular, dar validade à ocupação de cargos políticos e legitimar o exercício do poder estatal. É um ramo do Direito Público pois trata das regras e dos processos de escolha dos ocupantes de cargos eletivos, portanto, é matéria de interesse geral.

Os assuntos tratados pelo Direito Eleitoral são: normas e princípios disciplinadores do alistamento; convenção partidária; registro de candidaturas; propaganda política; votação; apuração e diplomação dos eleitos; entre outros. Tem como finalidade a garantia e proteção do direito ao sufrágio universal, ou seja, o direito ao voto de todos os cidadãos adultos, independente de sua alfabetização, classe, cor, renda, sexo, orientação sexual, e etc., bem como para assegurar o direito da soberania popular e regular todo o processo eleitoral, desde os requisitos básicos para candidatura e criação de partidos políticos até a divulgação de resultados de eleições.

O Direito Eleitoral é fundado em um conjunto de leis, normas e resoluções, sendo as principais:

1. Constituição Federal: É onde se funda a validação jurídica de todo o ramo do Direito, incluindo o Direito Eleitoral. Nos artigos 14 ao 17 e 118 ao 121, a Constituição trata diretamente do Direito Eleitoral, que define:

- O voto direto e secreto como forma de eleger governantes, e obrigatório aos maiores de 18 anos e menores de 70 anos;

- Delimita requisitos para ser candidato, como ter nacionalidade brasileira, a idade para cada cargo e estar filiado a um partido político;

- A criação de Partidos Políticos é livre, seguindo as definições da lei;

- Os órgãos da Justiça Eleitoral são: O TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), os Juízes Eleitorais e as Juntas Eleitorais; além de definir o funcionamento e organização de cada um deles.

2. Código Eleitoral (Lei 4.737/1965): trata da organização e composição da Justiça Eleitoral, além de regular o processo das eleições, desde os preparativos até a publicação dos votos. Além disso, dispõe sobre garantias eleitorais, recursos, procedimentos penais, crimes e outros assuntos.

3. Lei das Eleições (Lei 9.504/1997): traz as normas gerais para as eleições, como as convenções partidárias, criação de coligações, registro de candidatos, aplicação e uso do Fundo Partidário, prestação de contas, propaganda eleitoral, o sistema de votação e condutas proibidas aos servidores públicos durante o período de campanha eleitoral.

4. Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/1995): dispõe sobre questões de organização, criação, fusão e extinção de partidos políticos, definindo os procedimentos para cada uma dessas fases, bem como o funcionamento de filiações partidárias, estatuto, fidelidade partidária e outros assuntos.

5. Lei das Inelegibilidades (Lei 64/1990): fala sobre os casos em que os candidatos se tornam proibidos de se eleger a cargos políticos, além de definir os prazos para cada caso em particular e o procedimento a ser adotado. A Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº. 135 de 2010), está inclusa no texto da Lei das Inelegibilidades.

6. Resoluções do TSE (Tribunal Superior Eleitoral): foram definidas no Código Eleitoral, dispondo o prazo de até o dia 5 de março do ano da eleição para o TSE publicar todas as instruções para a execução do processo eleitoral, porém sem restringir direitos ou aplicar sanções previstas em Lei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (145.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com