TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIREITO FALIMENTAR

Por:   •  26/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 5

Recuperação Judicial e Falência

A restauração judicial é muito importante para as micro e pequenas empresas, pois permite que elas sobrevivam no mercado mesmo diante de crises econômicas e dificuldades financeiras. A recuperação judicial é mais uma opção para as empresas se manterem no mercado sem declarar falência e voltarem a crescer.

A falência é um processo em que todos os bens do empresário falido, sejam eles naturais ou legais, são recolhidos para o pagamento de credores e dívidas, e a punição pelos atos criminosos do devedor falido também é realizada durante a falência.

 O Código de Falências nº 11.101, de 9 de fevereiro de 2005, regulamenta a recuperação judicial, a recuperação extrajudicial e a insolvência de empresários e empresas.

De acordo com art. 47 – “ A recuperação judicial tem por finalidade permitir ao devedor superar a situação de crise económica e financeira de forma a manter a fonte de produção, o emprego dos trabalhadores e os interesses dos credores, promovendo assim a preservação da empresa, sua função social e estímulo à atividade econômica.”

Dessa forma, a recuperação judicial é uma ferramenta muito importante para os empresários, pois mantém e recupera sua empresa.

I. Natureza competitiva adicional dos créditos falimentares decorrentes de obrigações contraídas por devedores em recuperação judicial - Fátima Nancy Andrighi.

II Aspectos processuais da decretação de ineficiência e do processo de falência - Luiz Guilherme Marinoni 1 Ricardo Alexandre da Silva.

III. RECUPERAÇÃO E INSOLVÊNCIA DE PEQUENAS E MICRO EMPRESAS - Lei Complementar nº 147/2014 - Carlos Henrique Abrão

O primeiro artigo do estudo discute a natureza insolvente dos créditos decorrentes de dívidas contraídas durante a recuperação judicial após a conversão em falência.

Inicialmente, o estudo mostrou a importância da nova lei falimentar para a continuidade da atividade empresarial, pois é melhor para a economia e para os próprios credores, pois as empresas permanecem juridicamente viáveis.

Em segundo lugar, há um debate sobre as obrigações a serem incluídas na lista de créditos falidos. Primeiramente, entenda os atos jurídicos descritos no art. O artigo 84 V da Lei nº 11.101/05 trata apenas dos negócios jurídicos, não da conduta geral.

Em conformidade são examinados os momentos mencionados no artigo acima, pois o artigo afirma que os créditos obtidos durante o período de recuperação judicial serão hipercompetitivos, mas não especifica quando a recuperação terá início.

São expostos dois pontos principais na doutrina: ela afirma que o início será um pedido de recuperação judicial, e seu argumento é proteger os credores que arriscaram fazer negócios com uma empresa notória em crise na tentativa de salvá-la.

Outra parte da teoria afirma que se inicia com o processamento da concessão dos benefícios, na forma do artigo 53, até o prazo previsto no artigo 61 da mesma lei.


Portanto, o entendimento da instância superior encerrou a discussão, declarando que a recuperação judicial teve início com o deferimento do pedido de tramitação.

Por fim, ressalta-se que somente ações decorrentes de negócios jurídicos válidos serão consideradas ultrafalidas, portanto, deve-se ter cuidado ao examinar a conduta das empresas nesse período. Em primeiro lugar, cabe destacar que a diferença entre os dois órgãos é que, para a propositura da ação rescisória, além da indenização, é necessário comprovar o conluio fraudulento.


          No estatuto, apenas o dano precisa ser comprovado, havendo ou não conluio em ambos os casos, a ação contestada será nula, ou seja, eles permanecerão em vigor e terão efeito sobre o devedor insolvente e qualquer pessoa com quem ele tenha relação contratual, mas não sobre o espólio.

O primeiro mecanismo de resolução é a declaração de nulidade, que, como dito anteriormente, não depende de conluio, das intenções dos credores ou do conhecimento das partes sobre a situação financeira da empresa.

Apenas o fator objetivo de dano é necessário.
Este artigo mostra alguns casos inválidos, a saber:


1. Reembolso antecipado dos créditos, ou seja, quando o devedor estiver à beira da falência, o devedor não dará prioridade ao reembolso dos créditos ainda não vencidos;

 2. Reembolsar as dívidas vencidas de forma não especificada dos direitos reais dentro do prazo legal, ou seja, antes do prazo da dúvida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (215.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com