TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIREITO INTERNACIONAL

Por:   •  15/6/2020  •  Resenha  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 4

 

 

 

 

[pic 1] 

 

 

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SÃO PAULO

 

 

Resenha Crítica de Caso – AV1

                                Aluno: Franciel Vieira Da Silva  

Trabalho da disciplina: Direito Internacional

                                                                      Prof.ª: GIOVANA MEIRE POLARINI

 

 

São Paulo 2020

 

 

 

 

Dissolução da União Soviética, e o reconhecimento dos membros como sujeitos de direito interacional.

 

Referência: ACCIOLY, Hildebrando; BORDA CASELLA, Paulo; NASCIMENTO E SILVA, G.E. do. Manual de Direito Internacional Público. 19ªed. São Paulo: Saraiva, 2011, p. 262-264).

GIACON, Lívia Dias. A Reforma das Nações Unidas: o caso do Conselho de Segurança. São Paulo, FAAP, 2010

SAINT - PIERRE, Abbé de. Projeto para tomar perpétua a paz na Europa. São Paulo: Ed. UNB/IPRI, 2003.

 

 

 INTRODUÇÃO

No presente trabalho busca-se analisar a dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Analisaremos também as aspirações de independência e o processo de reconhecimento dos membros no cenário internacional. No caso países como, Ucrânia, Bielo-Rússia, e demais membros da união soviética, abordaremos o reconhecimento como sujeitos de direito internacional, tal qual a política externa da União Soviética em relação à integração, identidade e o processamento da dissolução do bloco soviético, uma vez que a maioria dos seus membros já tinham seus próprios projetos nacionalistas, analisando os impedimentos que tinha na busca por reconhecimento da sociedade internacional

 DESENVOLVIMENTO

A Revolução Russa, acontecida em 1917, ficou marcada pelo grande encadeamento expansionista, sendo justificada por uma ideologia forte e unificadora, na década de 1920, são formalizados esses esforços, dando origem ao que se é conhecido como União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) Estado socialista composto de várias republicas incontestável superioridade de Moscou (na representação do que hoje é a Rússia), Sob as demais regiões que integravam a União Soviética.

Oque provocava um desnível de poder, em relação ao demais estados levando a uma subordinação e, consequentemente, à existência de um império.

Fato que levou a divisão do bloco com isso o cenário internacional sofreu alterações significativas, havia a necessidade de distinguir diversas situações ocorridas em relação aos vários antigos componentes desse conjunto de estados.

A Federação Russa, aceita como sucessora da URSS, inclusive como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU; para o conjunto dos Estados, e em vista da necessidade de estabilidade, de todo o sistema internacional, no entanto o controle exercido e o poder de veto, em decisões internacionais, sobre os membros levaram os três bálticos, a Estônia, Letônia e a Lituânia, a se empenharem em resgatar a sua soberania, do ponto em que tinha sido interrompida, por invasão feita pela URSS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (138.2 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com