TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DISCURSO MIDIÁTICO DA MASS MEDIA E A REALIDADE DA REFORMA TRABALHISTA.

Por:   •  26/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.676 Palavras (27 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 27

O DISCURSO MIDIÁTICO DA MASS MEDIA E A REALIDADE DA REFORMA TRABALHISTA.

Carolina Albuquerque de Souza[1]

Profº Vander Luiz Pereira Costa Junior[2]

RESUMO: O presente artigo aborda, sob uma visão crítica, o papel dos meios de comunicação de massa na legitimação das mudanças acometidas na reforma trabalhista de 2017. Através de analises de reportagens colhidas 7 dias antes da instituição da nova lei é explicado como a linguagem televisiva envolve seus telespectadores, contribuindo para a formação de opinião pública. Em um segundo momento é exposto de forma crítica a abordagem e cunho valorativo das reportagens, considerando os reais impactos sociais da reforma trabalhista, concluindo se a perspectiva dos telejornais é positiva ou negativa para a sociedade.

Palavras-chave: Mass Media, Discurso Midiático, Reforma Trabalhista, Formação De Opinião.

ABSTRACT: This article approaches, in a critical view, the role of the mass media in legitimizing the changes undertaken in the 2017 labor reform. Through analysis of reports collected 7 days before the institution of the new law, it is explained how the television language involves its viewers, contributing to the formation of public opinion. In a second moment, the approach and evaluative aspects of the reports are critically exposed, considering the real social impacts of the labor reform, concluding if the television perspective is positive or negative for society.

Keywords: Mass Media, Media Speech, Labor Reform, Opinion Formation.

SUMÁRIO:  INTRODUÇÃO. 1 O PODER DOS MASS MEDIA NA SOCIEDADE 2 O CONSUMO DAS MIDIAS TELEVISIVAS E SUA LINGUAGEM  2.1 A Análise dos telejornais 2.2 Conclusão 3 A REFORMA TRABALHISTA E SEUS REAIS EFEITOS 4 CONCLUSÃO. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.

INTRODUÇÃO

O objeto de pesquisa do presente trabalho é o discurso midiático perante a Reforma Trabalhista instituída pela lei 13.467 de 13 de julho de 2017 e seus impactos na sociedade.

Os grandes meios de comunicação sempre ocuparam um espaço de influência social, sendo muitas vezes intituladas como o quarto poder do Estado. Porém há discussões sobre, até que ponto, existe real influencia na opinião social, ou a mera reprodução da realidade com o fito de informar. Com base nesta problemática é observado, criticamente, sua veiculação sobre o advento da reforma trabalhista e seus impactos na sociedade.

As leis trabalhistas evoluíram em paralelo às conquistas sociais e este fato vincula o seu entendimento ao conhecimento da história do trabalhador, que exalta o seu marco na revolução industrial, período em que o chão da fábrica une forças para a luta pelos direitos do trabalhador.

A inspiração que instigou o interesse na pesquisa foi a grande repercussão causada pelas mudanças celetistas e a estreita relação entre o que é noticiado e o que é perceptível aos olhos dos trabalhadores e da sociedade como um todo.

O foco pesquisado habita exatamente nesta realidade. As mudanças celetistas devem ser analisadas e postas em conflito com o que é publicado e disseminado nos meios de comunicação de massa, sendo escolhido os telejornais das maiores emissoras do país e seu público alvo, afim de demonstrar a influência midiática na percepção da reforma trabalhista pela sociedade de massa e se de fato, a reforma trabalhista condiz com as informações reproduzidas pelas mass media[3].

A pesquisa foi elaborada de acordo com o método hipotético dedutivo, uma vez que será desenvolvido com base em análises indutivas e procedimentos racionais dedutivos, pautados nos conhecimentos teóricos sobre a análise do discurso midiático e críticas as transfigurações celetistas da nova lei.

Foi feita uma análise do discurso midiático na tratativa das mudanças causadas pela reforma trabalhista, abordadas pelos jornais televisivos de maior audiência no país e emissoras mais assistidas. Esta amostragem foi escolhida devido ao amplo acesso da sociedade a este veículo de comunicação, sendo oferecido um público alvo ideal, qual seja, a grande massa telespectadora.  

Houve coleta de reportagens exibidas no período de 7 dias que antecederam as votações e aprovação do PL6787/2016, que compreende o período de 05/07/2017 à 11/07/2017. A partir da análise crítica do discurso sobre as mudanças da reforma trabalhista são levantadas hipóteses sobre a influência diretiva midiática, e estas são comprovadas, ou não, pelas análises do material coletado.

A finalidade desta análise é extrair o teor da mensagem (estratégias cognitivas) e seu direcionamento (público alvo), inferindo como se dá a influência do discurso (negativa ou positivamente) para a sociedade.

Após a análise da abordagem midiática, a nova disposição da CLT é criticada de forma comparada, sendo demonstrados seus os efeitos, negativos e positivos e confrontados à informação prestada pelos meios de comunicação utilizados como fontes desta pesquisa.

A importância do desenvolvimento da pesquisa se dá pela necessidade de identificar se há manipulação, ou não, no que diz respeito à percepção dos trabalhadores quanto as significativas mudanças que abrangem a reforma trabalhista.

É necessário que haja uma vasta explanação do problema para que este seja facilmente identificado na sociedade e assim possa existir um filtro individual ao ser captada e disseminada determinada mensagem vindo dos meios de    comunicação.

Os reflexos da aplicação da nova legislação trabalhista exercem influência direta nos atores sociais, e cabe ao cientista social o estudo dos fenômenos, das estruturas e das relações que caracterizam as organizações sociais, culturais, econômicas e políticas que são explicitas no advento da lei 13.467/17.

Os meios de comunicação participam de forma direta na implementação destas mudanças, pois exercem papel mediador, e este fato torna o estudo desta pesquisa essencial para que seja desvendado o real papel que este meio opera sob a concepção da norma pela sociedade.

  1. O PODER DOS MASS MEDIA NA SOCIEDADE

Os meios de comunicação de massa sempre tiveram grande influência no dia-a-dia da sociedade, jamais sendo considerados meros dispositivos de emissão, produção ou circulação de mensagens.

O estudo das teorias da comunicação demonstra um sistema complexo de entendimentos interdisciplinares que envolvem desde a sociologia, perpassando pela política, economia, linguística, filosofia e psicologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.4 Kb)   pdf (280.1 Kb)   docx (48.2 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com