TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Descaso Enfrentado Pelos Surdos

Por:   •  3/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 2

O descaso enfrentado pelos surdos

Não é só em Uganda, lugar onde o documentário foi feito, que os surdos costumam serem pessoas quietas, desprezadas e tristes, pela maioria dos que podem ouvir e viver sem dificuldades de se comunicar com outros.

As pessoas que ouvem se acham no dever de desprezar, privar e isolar os surdos de seus próprios direitos. Essas pessoas com essa deficiência são mais prováveis a sofrer abusos e negligência da sociedade. Pois são, para muitos, visto como pessoas que não precisam de atenção e nem de escolaridade adequada para suas necessidades. A realidade da maioria dos deficientes, inclusive no Brasil, não é diferente como a de outros Países. Aqui, as aulas de Libras dedicadas em alguns cursos, até mesmo de Graduação, possuí poucas aulas práticas, o que faz com que o futuro profissional não exerça bem sua função na vida dessas pessoas. É possível notar, além de tudo, que a linguagem dos sinais não é sequer trabalhada nas escolas. O que dificulta mais ainda a comunicação e aprendizagem para os surdos e para quem irá se comunicar com eles. A sociedade e nossos Governantes não devem simplesmente fechar os olhos para a existência dessas pessoas que tanto precisam de amor, afeto, amizade e solidariedade, pois fazendo isso, o problema enfrentado por eles não irá desaparecer.  

Para Dizeu e Caporalli (2005), o ensinamento da Libras na vida dos surdos e das outras pessoas, minimizam as dificuldades para ambos, principalmente para o surdo, uma vez que a língua de sinais é necessária em todas as suas esferas(sociolinguística, educacional, cultural...).

É preciso dar atenção a essa questão injusta. O nosso Governo tem o dever de oferecer melhor educação para os profissionais, exigindo aulas práticas de Libras e fiscalizando a inclusão da mesma nas Escolas. Sendo importante a presença dos pais para uma melhor comunicação com seus filhos que possuem tal deficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (29.5 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com