TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Das Obrigações -Fontes Das Obrigações

Por:   •  6/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 3

DIREITO DAS OBRIGAÇÕES

ADAPTAÇÃO

PEDRO HENRIQUE DE SOUZA BENTO

RA 202100870

8º SEMESTRE

FONTES DAS OBRIGAÇÕES

Pode-se dizer, que as fontes das obrigações são os fatos jurídicos que dão origem às obrigações conforme as normas jurídicas, ou melhor, os fatos jurídicos que condicionam o surgimento das obrigações.  No período clássico do direito romano, Gallo elenca, em suas instituições, duas fontes de obrigações: o contrato e o ato ilícito. Com o tempo, ele mesmo reformulou sua análise, em texto que apareceu nas Institutas do Imperador, repartindo as fontes das obrigações em quatro categorias: contrato, quase contrato, delito e quase crime.

Um acordo de intenção, um consenso, caracteriza um contrato. A atividade lícita, sem consentimento, criou o quase-contrato. Essa espécie incluía todas as figuras que não correspondiam a crimes ou contratos, como gestão de negócios, por exemplo. Dano causado intencionalmente a outrem era crime, dano causado involuntariamente era quase crime.

Na legislação moderna de diferentes países, não há regra unificada. A Codificação Civil Alemão não distingue as obrigações contratuais e extracontratuais, dando-lhes o mesmo tratamento legal. Para o direito contratual polonês, as obrigações decorrem de proclamações de vontade, bem como de outras ocorrências legais. O critério do Código  Suíço preferiu omitir qualquer classificação, terceirizando à doutrina esse encargo

A Codificação Napoleônico separa as fontes obrigacionais em fontes voluntárias (contratos) e as involuntárias (lei, gestão de negócios e o enriquecimento sem causa). E a lei italiana de 1942 considera o sistema jurídico a única fonte de todas as obrigações.  Segundo o ordenamento jurídico, estas decorrem de qualquer fato idôneo que sejam capazes de produzir em conformidade com a lei.

Os estudos realizados pelos romanos alemães resultaram na modificação do critério anteriormente admitido pela doutrina, levando ao abandono da distinção entre crimes e quase-crimes no direito privado. Quem, com ação ou omissão culposa ou dolosa, causar dano a outrem e infringir a legislação vigente fica obrigado a pagar indenização pelos danos causados. Os delitos e os quase delitos foram trocados pelo conceito geral de atos ilícitos.

Não há dúvida de que a lei é a fonte primária ou imediata de todas as obrigações. Como já mencionado, a codificação Civil Italiano de 1942 vê isso como a única fonte de obrigação. No entanto, refira-se, como faz Orlando Gomes, que “quando se indaga a fonte de uma obrigação procura-se conhecer o fato jurídico, ao qual a lei atribui o efeito de suscitá-la.” Esta descoberta impõe uma distinção entre fontes imediatas e mediatas de obrigação.

A lei, como já foi dito, é a fonte imediata de todas as obrigações. Às vezes, suas obrigações emanam diretamente da lei, como no caso de obrigações alimentícias que o art. 1.696 do Código Civil impõe aos parentes. Em outros casos, as obrigações decorrem diretamente de declarações de vontades bilateral ou unilateral e atos ilegais. Nesses casos, a lei ampara esses atos ou fatos jurídicos para que tenham efeitos obrigacionais. Atua, assim, como uma fonte mediata da obrigação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (290.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com