TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Internacional

Por:   •  11/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

Direito Internacional

Revolução francesa (1789): surge o estado moderno e a criação dos 3 poderes; pacto ou contrato social (acordo entre soberano e sociedade, que delega poder soberano aos representantes- democracia representativa) e soberania do estado; igualdade de direitos e fortalecimento do DIP; laicidade do Estado.  Acaba a monarquia e o poder passa para o povo, que governará na nova sociedade política.

A corrente doutrinaria positivista nasce a partir da revolução francesa, do momento do nascimento do estado moderno e que as normas são positivadas.

- 1 Guerra mundial:  fez sentir ao mundo que não bastavam o voluntarismo dos estados, para garantir a paz e segurança universal; criação da sociedade das nações para manter a paz; criação da OIT para o controle da aplicação das convenções internacionais do trabalho;

- 2 guerra mundial: com o fim da guerra, os países participantes, utilizando-se do que sobrou da estrutura da S.D.N, criaram a ONU, sendo que, da mesma, nascem inúmeros órgãos econômicos, políticos e sociais.

DEFINIÇÃO DE DIREITO INTERNACIONAL PUBLICO

Conjunto de princípios e normas que tem por objetivo de regular as relações externas entre estados soberanos (definição clássica). O estado soberano era o único sujeito de Direito internacional, sendo o único que tinha personalidade jurídica de direito internacional.

A visão moderna diz respeito aos sujeitos de direto internacional (estado soberano, sistemas econômicos de integração, organismos internacionais) pois todos esses têm capacidade e personalidade jurídica de direito internacional.

Sujeito de direito interno: cidadãos

Sujeitos de direito internacional: estados, organismos internacionais, sistemas de integração (união europeia, Mercosul, naftae, cidadãos na defesa de seus direitos humanos unicamente. As ONGS NÃO SÃO.

Direito interno: é um direito de subordinação as leis do estado criadas pela autoridade competente conforme necessidade da sociedade (normas jurídicas, imperativas e coercitivas). Direito de subordinação do indivíduo as normas jurídicas do estado a qual ele pertence. Essa subordinação a lei é a única que não atenta contra a dignidade, e uma vez publicada a lei, passa a ser obrigatória e coercitiva em caso de descumprimento.

Direito externo: é um direito de coordenação entre os estados onde prima a boa-fé dos mesmos para seu cumprimento (tratados internacionais. Não é direito de subordinação, mas sim de coordenação. O cumprimento desse direito internacional se dá por meio da boa-fé. Todos os países membros são soberanos.

Os cidadãos são sujeitos de direito interno e de direito internacional público, mas não para concluir tratados internacionais, mas sim para defesa de direitos humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com