TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Processual de Recursos

Por:   •  12/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Prática Supervisionada – processo civil recursos.

Ao analisarmos o artigo 1.015 do ncpc, imediatamente não há decisão interlocutória referente a competência.

As decisões que não cabem agravo de instrumento devem ser controvertidas, interposta após a sentença, levando a matéria em preliminar de apelação, ou após a contratação de apelação, disposto em lei no artigo 1.009, §1°, ncpc.

De acordo com o acórdão da corte superior, é possível a utilização do recurso de agravo de instrumento.

Com tudo, o juízo competente poderá revogar qualquer decisão necessária tomada pela sentença que decidiu a incompetência do juiz, trazendo assim um dano a parte. Tornando inútil o aguardo da apreciação da matéria  até a sentença para levantar questão em preliminar de apelação, de acordo com o princípio da economia processual.  

No código de 2015 tem como regra o não cabimento de agravo de instrumento contra decisões interlocutórias, dessa forma sendo um rol taxativo nas hipóteses de cabimento, assim tendo que as partes, levar a materiais juízo em momento recursal da apelação.  

A corte especial do STJ definiu em seu julgamento que o rol do artigo 1.015 do Novo cpc é de taxatividade mitigada, admitindo a interposição de agravo de instrumento quando há uma urgência devido a inutilidade do julgamento da questão no recurso de apelação.

Tese essa levantada pela ministra Nancy Andrighi, defendendo que a taxatividade do artigo 1.015 não seria capaz de tutelar todas as questões que chegassem, causando um sério prejuízo, devendo ser imediatamente reexaminadas, possibilitando a recorribilidade imediata da decisão interlocutória, com caráter urgente.  

Cabe notar que a mudança no rol do novo cpc trouxe reflexos, afetando de forma negativa, por conta da celeridade processual, onde as decisões agraváveis só serão produzidas por preliminar de apelação, ocasionando a insegurança jurídica.

Porém, em virtude dos fatos, a taxatividade mitigada se faz necessária no nosso quadro atual, trazendo uma flexibilidade aos casos de cabimento de agravos de instrumento.

 

 

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (32.8 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com