TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTAGIO RECLAMATORIA

Por:   •  20/10/2020  •  Abstract  •  1.407 Palavras (6 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 6

EXCELENTÍSSIMO ( A) SENHOR (A ) DOUTOR ( A) JUIZ (A) DO TRA BALHO DA ____ª VARA DO TRABALHO DE GOIANIA– ESTADO DE GOIAS

ALBANO MACHADO, brasileiro, casado, inscrita sob o número de RG... /GO e CPF n º123. 45 6. 78 9-00, residente e domiciliado na Alameda do Riacho, n. 125, bairro Vila Paris, em Goiânia/GO, CEP 74.000- 00 0 vem respeitosamente, perante Vossa Excelência, através de seu advogado infra-assinado, com endereço ele trônico ------- e endereço profissional na Rua ------, n------, conjunto----- CEP, xx xxx xx/x x, onde recebem avisos e intimações, propor a presente

RECLAMAÇÃO TRABALHISTA

em face da Sra. Maria José Pereira, pessoa física inscrita sob o nº de CPF 055.222.3 45- 61, domiciliada na rua Girassol, n. 380, apartamento 301, bairro Mendanha, Goiâni a/GO, CEP 74.100- 00 0, pelos motivo s de fato e de direito a seguir expostos:

1. DO BENEFÍCIO DA JUSTIÇA GRATUITA

O Reclamante não possui condições financeiras de arcar com custas processuais e honorários advocatícios, sem prejuízo ao seu próprio sustento e de sua família, reque rendo desde já os benefícios da justiça gratuita, consoante o art. 790, parágrafo 3 º da CLT, bem como nos termos do artigo 4º d a Le i 1. 060/ 50, com redação introduzida pel a Le i 7.510/86, que vesa:

“Art. 4º A parte gozará dos benefícios da assistência judiciária, mediante simples afirmação, na própria petição inicial, de que não está em condições de pagar as custas do processo e os honorários de advogado, sem prejuízo próprio ou de sua família.”

2. ENQUADRAMENTO COMO DOMÉSTICO

Nos termos da emenda constitucional n.72/13 da lei complementar nº150/15, o reclamante se encaixa como trabalhador doméstico uma vez que prestava/exercia suas funções no ambiente da família da reclamada mais de dois dias na semana. Tendo sua jornada de trabalho com o começo no dia 01/02/2012.

3. JORNADA DE TRABALHO

O reclamante trabalhou durante o contrato de trabalho em regime de revezamento no sistema de 12 (doze) horas de trabalho por 36 (trinta e seis) horas de descanso (popularmente conhecimento como “regime 12x36”), sempre de 07:00 horas às 19:00 horas.

O art. 7, inc. XIII da Constituição Federal brasileira assegura que:

“Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

XIII - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho; (vide Decreto-Lei nº 5.452, de 1943)”

A frente desta previsão Constitucional o Tribunal Superior do Trabalho firmou entendimento sobre a chamada jornada 12x36 horas – em que o empregado trabalha 12 horas e descansa 36. Conforme o texto da Súmula 444, a jornada diferenciada será válida quando prevista em lei ou firmada exclusivamente por acordo coletivo, sendo que o empregado não fará jus a adicional de hora extra pelo trabalho na décima primeira e décima segunda horas.

O fundamento se deu com base no artigo 7º, XXVI, da Constituição Federal  que reconhece as pactuações celebradas por meio de convenções e acordos coletivos de trabalho.

 Nesse contexto, a reclamada não celebrou a negociação coletiva autorizando a adoção do regime denominado 12x36, somente com a publicação da lei complementar n.150/15 ocorreu a autorização legal para adoção da mesma, cuja teve vigência em 02/06/2015 e seu art. 10 menciona: “É facultado às partes, mediante acordo escrito entre essas, estabelecer horário de trabalho de 12 (doze) horas seguidas por 36 (trinta e seis) horas ininterruptas de descanso, observados ou indenizados os intervalos para repouso e alimentação.”.

Diante o exposto, requer a condenação da reclamada das horas extras excedentes a 8ª diária, desde sua contratação no dia 01/02/2012, até 01/01/2015, com reflexos em aviso prévio, férias mais um terço , décimo terceiro salário e na multa de 40% do FGTS.

 4.TRABALHO AOS DOMINGOS E FERIADOS:

A natureza da jornada adotada de trabalho “12x36” inevitavelmente faz com que haja labor em domingos e feriados.

Conforme mencionado houve labor em inúmeros domingos e feriados sem que houvesse folga compensatória ou pagamento adicional pelo dia trabalhado, nos termos da lei 605/49.

Sendo assim, requer o pagamento em dobro dos domingos e feriados trabalhados durante a vigência do contrato de trabalho pactuado.

5. INTERVALO INTRAJORNADA

O reclamante nunca fez uso de uma hora de descanso, para suas necessidades, na sua jornada de trabalho durante todo período de laboral apenas era disponibilizado trinta minutos de descanso.

Desde a publicação da leu complementar n.150/15, é assegurado aos empregados domésticos no mínimo 1 (uma) hora de descanso, seu art.13, assim dispõe:

"é obrigatória a concessão de intervalo para repouso ou alimentação pelo período de, no mínimo, 1 (uma) hora e, no máximo, 2 (duas) horas, admitindo-se, mediante prévio acordo escrito entre empregador e empregado, a redução a 30 (trinta) minutos".

Levando em consideração o não cumprimento do intervalo mínimo de uma hora, requer a condenação da reclamada ao pagamento de uma hora extra por dia de trabalho, nos termos da Súmula n.437 do TST, desde a publicação da lei complementar n.150, em 02/06/2015, até o término do contrato de trabalho.

6. DISPENSA POR JUSTA CAUSA

O reclamante foi dispensado por justa causa em 06/02/2017 por ter discutido, em seu período laboral, com a empregadora.

A reclamada lhe pedia para dar banho no Sr. Antenor pela manhã, entretanto, como convivia mais próximo do enfermo, preferia dar o banho após o almoço, período do dia em que era mais quente. Além disso, a empregadora não gostava que deixasse que o Sr. Antenor visse televisão, o que não era observado pelo Sr. Albano. Assim, após algumas discussões sobre o tema, o enfermeiro foi dispensado por justa causa no referido dia, ao fundamento de que houve insubordinação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (96.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com