TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estado Cosmopolitano

Por:   •  29/5/2016  •  Ensaio  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  784 Visualizações

Página 1 de 2

  1. Em seu artigo “Um Estado para o Cosmopolitismo”, Frédéric Vandenberghe analisa o processo de desenvolvimento da globalização e a possibilidade de formação de uma constituição cosmopolita, conforme proposta do filósofo e sociólogo alemão Jünger Habermas. Mediante a leitura do artigo e discussões realizadas nas primeiras aulas é possível visualizar fundamentos para desenvolvimento de um Estado cosmopolita? Qual o papel do Direito Internacional para formação do citado Estado Cosmopolita?

De acordo com as discussões realizadas em sala de aula e tendo como base o artigo “Um Estado para o Cosmopolitismo”, o crescimento de um Estado Cosmopolita é um desafio, um trabalho necessário para que o mundo se torne um ambiente no qual exista um projeto comum para diferentes culturas, alcançado através de diálogos e articulações que não firam e invadam e muito menos suprimam os desiguais, mas que respeitem de modo a conviverem harmonicamente.

No artigo há uma análise importante de quando um Estado pretende a universalizar e deixar de lado suas peculiaridades nacionais poderá enfim tornar-se Cosmopolita. A sociedade mundial, estudada em suas camadas de governança devem colocar em prática a cooperação.O artigo escrito por Frédéric Vandenberghe sagra como protagonista da incorporação o Estado e sustenta que é ele quem pode atuar em um projeto para enfraquecer superioridades oriundas da globalização. Visto que é a partir desta afirmação que podemos identificar o Direito Internacional como uma peça importante para uma possível e eficaz unificação, na qual sociedades mundiais se abram com objetivo de construir um mundo comum discutindo e resolvendo questões trazidas pela globalização.

Portanto, quanto à possibilidade de uma realidade contra hegemônica originada pela globalização e uma efetiva cosmopolitização, seria indispensável a transformação de alianças e articulações no meio das representações.O Estado necessitaria abrir demandas da sociedade civil formando uma forte aliança.

Mediante os exemplos citados pelo autor do artigo, pode se concluir que é aceitável que, por não raras vezes na história deparamos com situações em que os Estados levaram situações domésticas ao nível internacional com o objetivo de cooperação e sustentabilidade. Além disso, movimentos sociais alcançaram direitos hoje garantidos por todo o mundo. Deste modo e em razão dessa realidade que podemos considerar fundamentos para o desenvolvimento de um Estado Cosmopolita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com