TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FACTORING

Por:   •  1/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdades Integradas Rio Branco

Direito – 4º semestre

Nome: Daniela Victoriano Bachega                                                 RA: 207945

FACTORING

Conceito

É uma atividade comercial, mista e atípica, que junta a prestação de serviços à compra de ativos financeiros.

“FACTOR” era o “FAZEDOR” de negócios dos romanos, ou seja o Agente Mercantil. A figura de agente mercantil já é conhecida desde os primórdios da civilização para desenvolver o comércio, que naqueles tempos se baseavam na troca de mercadorias, ou escambo, que mais tarde evoluiu para a promessa de entrega das mercadorias e pagamento.Assim a troca de ativos (bens e direitos) que atualmente consiste num dos pontos essenciais da atividade de Factoring, já era praticada desde a época mais remota da civilização.

Ou seja, é um tipo de transação financeira, vende-se as contas a receber da   sua empresa para o factoring e este lhe dá o capital necessário para o seu negócio.

O resultado é o recebimento imediato desses créditos futuros, o que aumenta o poder de negociação, como por exemplo, nas compras a vista de matérias-primas. Não descapitalizando a empresa.

O factoring não pode ser entendido como um empréstimo, mas sim como uma operação de compra e venda de direitos creditórios. Existe a transferência de riscos e para ser realizado, são necessárias duas empresas (A e B), em que A entrega para B o título e B entrega para A o valor desse título, com um desconto sobre o valor do mesmo. A empresa B assume, assim, a responsabilidade de recolher os valores a receber da empresa A.

Tem por objetivo a prestação de serviços e o fornecimento de recursos para viabilizar a cadeia produtiva de empresas (pequenas e médias, principalmente).

Surgiu nos EUA em 1808 e teve início no Brasil em 1982, junto com a Associação Nacional de Factoring (ANFAC), atualmente é praticado em diversos países, principalmente na Itália.

Tipos de Factoring

Convencional – é a operação mais comum, em que a empresa compra direitos de créditos ou ativos que surgiram de vendas a prazo. É necessário documentação para provar a existência de um vendedor e um comprador.

Maturity – o que muda é o fato de que existe uma administração das contas a receber pela empresa, sendo desnecessária a preocupação com a cobrança.

Trustee – realiza a compra e venda dos títulos, existindo uma assessoria financeira e administrativa, em que se faz uma análise de crédito, de risco, das contas a receber e a pagar e outros serviços financeiros.

Exportação – nessa atividade, são necessárias duas empresas, uma de cada país, que fazem a operação e a liquidação do negócio.

Factoring de matéria-prima – a empresa de factoring é uma intermediária entre a empresa fornecedora de matéria-prima e a empresa fomentada.

 

Vantagens e desvantagens

A vantagem do factoring é a possibilidade que existe de uma parceria, em que são terceirizados algumas atribuições financeiras e administrativas.

Já a desvantagem seria o custo de operação, que costuma ser maior do que a operação de crédito em si. Quanto maior o risco de crédito, maior o custo de sua operação.

Bibliografia

Todos os sites foram acessados no dia 20 de Setembro.

http://www.novonegocio.com.br/credito-empresa/o-que-e-factoring/ 

https://intoo.com.br/blog/historia-factoring-brasil/ 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (128 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com