TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento Sobre Crimes Eleitorais

Por:   •  12/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 2

Crimes eleitorais são infrações cometidas no contexto do processo eleitoral e têm como objetivo comprometer a lisura e a legitimidade das eleições. A seguir, apresento de forma objetiva e resumida os tipos de crimes eleitorais, as penas correspondentes e o processo de julgamento:

  1. Compra de votos: Oferecer, prometer ou dar dinheiro, bens, favores ou qualquer outra vantagem em troca de votos. Pena: Reclusão de até 4 anos e pagamento de multa.
  2. Corrupção eleitoral: Solicitar, receber ou aceitar dinheiro, bens, favores ou qualquer outra vantagem em troca de influência sobre o eleitor. Pena: Reclusão de até 5 anos e pagamento de multa.
  3. Falsidade ideológica eleitoral: Fornecer informações falsas em documentos relacionados ao processo eleitoral, como declaração de filiação partidária, declaração de bens, entre outros. Pena: Reclusão de até 5 anos e pagamento de multa.
  4. Boca de urna: Realizar propaganda eleitoral no dia da eleição, próximo aos locais de votação, para influenciar o eleitor. Pena: Detenção de 6 meses a 1 ano e pagamento de multa.
  5. Transporte irregular de eleitores: Transportar eleitores de forma não autorizada pela Justiça Eleitoral, com o objetivo de obter vantagens eleitorais. Pena: Detenção de até 1 ano e pagamento de multa.
  6. Uso de propaganda irregular: Utilizar propaganda eleitoral proibida pela legislação, como propagandas em bens públicos, uso indevido de símbolos religiosos, entre outros. Pena: Detenção de até 6 meses e pagamento de multa.
  7. Calúnia, difamação e injúria eleitorais: Difamar, injuriar ou caluniar candidatos, partidos políticos ou coligações durante o processo eleitoral. Pena: Detenção de até 6 meses e pagamento de multa.

O processo e julgamento dos crimes eleitorais seguem as regras do Direito Penal e Processual Penal. Inicia-se com a instauração de inquérito policial ou ação penal, sendo o Ministério Público o responsável pela acusação. O julgamento ocorre perante a Justiça Eleitoral, que é composta por juízes eleitorais, juízes de tribunais eleitorais e ministros dos tribunais superiores. Os recursos cabíveis são os previstos no Código de Processo Penal Eleitoral, como o recurso de apelação.

É importante ressaltar que esta é apenas uma visão geral dos crimes eleitorais, e cada caso pode ter particularidades e detalhes adicionais. Recomenda-se a consulta às leis eleitorais específicas e ao Código Eleitoral para obter informações mais detalhadas sobre os tipos de crimes, as penas correspondentes e o processo de julgamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (21.2 Kb)   docx (144.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com