TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O INSTITUTO DO “HABEAS CORPUS” E OS DIREITOS HUMANOS

Por:   •  6/12/2016  •  Artigo  •  1.929 Palavras (8 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 8

CURSO BACHARELADO EM DIREITO

IGLESIA ALVES DA COSTA

MARCELINO F.DOS S.FILHO

O INSTITUTO DO “HABEAS CORPUS” E OS DIREITOS HUMANOS

TIMON

2015

IGLESIA ALVES DA COSTA

MARCELINO F.DOS S.FILHO

O INSTITUTO DO “HABEAS CORPUS” E OS DIREITOS HUMANOS

Artigo apresentado a Faculdade Maranhense São José dos Cocais do curso de graduação em Bacharelado em Direito, turno noite sob orientação do professor .......

TIMON

2015

O INSTITUTO DO “HABEAS CORPUS” E OS DIREITOS HUMANOS

RESUMO

O presente trabalho buscou abordar como tema de pesquisa O instituto do “habeas corpus” e os direitos humanos neste propósito este estudo buscou como objetivo geral conhecer o instituto do habeas corpus o estudo é uma pesquisa bibliográfica. No entanto, percebe-se a necessidade de maiores esclarecimentos sobre o quanto os direitos humanos ainda são desrespeitados.

Palavras-chave: Habeas corpus. Direitos humanos. ética da sociedade humana

ABSTRACT

This work approaches as a research topic The Institute "habeas corpus" and human rights in this way this study sought to know the general objective of the institute habeas corpus study is a literature search. However, we see the need for further clarification on how human rights are still violated.

Keywords: Habeas corpus. Human Rights. ethics of human society

INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como finalidade conhecer o instituto do habeas corpus

A ideia central deste artigo é responder, debates sobre os direitos humanos é tema recorrente de muitos Estados, pois é através de sua proteção e garantia que se terá a construção de um mundo mais justo. Muito já se tem feito em nome dos direitos humanos, mas não o suficiente, e apesar de toda a evolução do pensamento, da consciência e da ética da sociedade humana, ainda se presencia, em tempos e espaços diversos, o quanto os direitos humanos ainda são desrespeitados. Considerando o conjunto de direitos humanos, destaca-se, pela sua importância, o direito de ir e vir e atrelado a esse direito encontra-se o instituto do habeas corpus, que será devidamente estudado neste artigo.

Este estudo estar estruturado em três seções, a introdução é seção que aborda de maneira geral sobre a temática, a primeira seção aborda o conceito de habeas corpus ; a segunda seção debate sobre direitos humanos; a terceira ética da sociedade humana, por último a conclusão.

1 Habeas corpus

Habeas corpus significa "que tenhas o teu corpo", e é uma expressão originária do latim. Habeas corpus é uma medida jurídica para proteger indivíduos que estão tendo sua liberdade infringida, é um direito do cidadão, e está na Constituição brasileira. Habeas corpus é também chamado de “remédio judicial ou constitucional”, pois ele tem o poder de cessar a violência e coação que indivíduos possam estar sofrendo.

De acordo com Barbosa (2005, p. 3):

A expressão habeas corpus procede de dois vocábulos do latim: “habeas” e “corpus”. No sentido literal, “tome o corpo”, porque habeas, subjuntivo de “habeo” (es, habitum, habere) significa ter, possuir, manter, tomar posse e corpus (corporis), corpo. O habeas corpus nasceu como necessidade de limitação do poder e do arbítrio estatal e destaca-se nos períodos do início do liberalismo e na acentuação das tendências neoliberais. É adotado como norma nos países civilizados, pois sua ordem significa uma contenção ao autoritarismo.

Existem dois tipos de habeas corpus: o habeas corpus preventivo, também conhecido como salvo-conduto, e o habeas corpus liberatório. O habeas corpus condena atos administrativos praticados por quaisquer agentes, independentes se são autoridades ou não, atos judiciários, e atos praticados por cidadãos.

1.1 Habeas Corpus Preventivo

Esse tipo de habeas corpus é concedido apenas em uma situação de ameaça à liberdade de locomoção de uma pessoa, por isso ele é chamado de preventivo. Neste caso, ainda não há um fato consumado, é apenas para prevenir quando alguém está sendo coagido ou ameaçado, então, o juiz expede um salvo-conduto.

1.2 Habeas Corpus Liberatório ou Repressivo

O habeas corpus liberatório, também chamado de repressivo, tem o objetivo de afastar qualquer tipo de constrangimento ilegal à liberdade de uma pessoa. O habeas corpus é expedido por um juiz ou tribunal competente.

Tanto o Habeas Corpus como dispositivo legal que visa proteger um cidadão. Muitas vezes, o habeas corpus é um instrumento para advogados criminais solicitarem a liberdade provisória de seu cliente, que é quando a pessoa solicita para responder um processo em liberdade, uma vez que o habeas corpus é concedido em casos onde a liberdade está sendo proibida.

1.3 Habeas Corpus no Brasil:

No Brasil, sua adoção veio ainda no império. O Código criminal de 1830 já o sugeriu, mas somente o Código de Processo Penal de 1832 (artigo 340) o instituiu. Não era válido senão contra prisão ou constrangimento ilegais e apenas podia ser usado em favor de brasileiros.

Em 1871, todavia, a lei o estendeu a estrangeiros. A constituição de 1891foi a primeira a adotá-la. Em face desses termos amplos, juristas como Rui Barbosa sustentaram que o habeas corpus tinha, no direito brasileiro, amplitude maior que no direito inglês. Esta extensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com