TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MERCANTILISMO EUROPEU

Por:   •  21/6/2018  •  Dissertação  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE SANTA RITA DE CÁSSIA – IFASC

CURSO DE DIREITO

JULEMAR ROSA DE SOUZA NETO

MERCANTILISMO EUROPEU

Itumbiara-GO

2017

             O sistema Mercantilista não se consiste em um conjunto fixo de ações, nem mesmo possui uma data exata de sue inicio ou de seu fim, mas os primeiros indícios do inicio mercantilista podem ser percebidos anda em 1381, durante o governo de Ricardo II.

  Primeiro país a se alçar frente ao novo mundo, Portugal foi a primeira nação a descobrir uma alternativa uma rota alternativa para conseguir chegar as Indias.

Em 1948, o Navegante português Vasco da Gama conseguiu chegar em Calecute pela primeira vez, indicando a existência de uma rota marítima para as Indias pelo oceano Atlântico, dessa forma os comerciantes se viram livres dos turcos, além do rompimento com o monopólio veneziano.

Logo na primeira viagem de Vasco da Gama para as Indias, seus lucros chegaram aos 6000%, oque acabou por atrair concorrentes que buscavam essa rota alternativa, aumentando de maneira significativa o comercio mundial. O aumento do mercado acabou gerando estímulos para o comercio, oque gerou uma grande expansão, que acabou atingindo as Américas e a África, além da Ásia.

Para que houvesse uma competitividade no âmbito internacional, os países decidiram implementar medidas intervencionistas e protecionistas. Os governos fizeram costumeiras as ações destinadas a proteger as industrias nascentes, dessa forma ouve um aumento considerável nas vendas para o exterior e na autonomia de produção interna, oque levou a diminuição de importação de países vizinhos. As colônias, portanto, eram a principal fonte de escoamento dos produtos das metrópoles, já que dentro das colônias era proibido a produção de itens que pudessem ser fornecidos pelas metrópoles.

Uma consequência dessa busca incessante pela riqueza é possível notar um crescimento considerável da indústria naval, que era extremamente útil, tanto para as guerras, quanto para os tempos de paz. Tal indústria tinha prioridade semelhante a indústria manufatureira, fazendo com que tudo que fosse buscado em outro pais com a intenção de fazer parte da indústria naval, entrava dentro de seu pais sem uma taxa de imposto.

Devido a falta de segurança de se navegar por águas desconhecidas, as antigas organizações já obsoletas, são substituídas pelas sociedades por ação, que era um mecanismo capaz de levantar a verba necessária ao empreendimento. Também ouve a criação da Companhia dos Mercadores aventureiros, que é considerada por muitos como o inicio da Companhia das Indias Orientais. Tal companhia é tratada como uma iniciativa ofensiva e ao mesmo tempo defensiva, pois a mesma teria de proteger as exportações de tecidos.

As companhias visavam sempre o lucro, igual uma empresa privada. Também pode ser observado que tanto o aumento de produção comercial quanto a falta de algum produto geravam lucro, pois algumas companhias diminuíam intencionalmente a produção de algum produto para que ele fosse valorizado.

É comum a época colocar suas relações comerciais de “soma zero” pois para que alguém consiga ganhar o outro sairia prejudicado.

Esse período teve uma gigantesca importância para o desenvolvimento da Inglaterra pois durante o mercantilismo os burgueses europeus acumularam enormes fortunas, que seriam utilizadas durante a Revolução Industrial.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com