TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Maior Exige do Menor

Por:   •  19/9/2017  •  Resenha  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

UNIRIO – CCJP
Direito – Bacharelado
Psicologia Jurídica

Daniel David Guimarães Freire – 20172361203

Resumo do filme “Juízo” - O maior exige do menor.

          O filme acompanha o que realmente acontece com os menores infratores, relatando a realidade de adolescentes que já são expostos ao crime desde cedo. Ao longo do filme são apresentados diversos fatores que “contribuem” para o nascimento do jovem infrator: crianças que desde pequenas são agredidas diariamente por seu pais, famílias desestruturadas, sem referencias a se seguir, que se afastam da escola/afastam seus filhos da escola e que fazem de tudo para sobreviver, deixando seus filhos sem perspectiva de vida futura.
        Vemos que esses menores são presas fáceis para criminosos mais experientes, que os aliciam explorando sua inimputabilidade jurídica. Mais tarde esses adolescentes criminosos preferem ir para uma instituição reformatória e posteriormente a prisão do que ficar em casa. Não possuem uma figura de autoridade em casa, tão pouco apoio emocional, observam o dia todo agressividade, seja em casa . Pais sem condições financeiras, que exploram seus filhos, e muitas vezes os tratam como desconhecidos, sem troca, sem afeto e carinho. No meio que esses jovens estão inseridos o único sentimento nutrido por elas são o de raiva e ódio. A juíza no filme faz o papel de questionar as atitudes dos jovens infratores, numa tentativa de conscientização das suas responsabilidades. Além disso, são muitos os casos de mães solteiras obrigadas a cuidar sozinhas de vários filhos, pelo simples fato de se tornaram mães ainda na adolescência e não criarem as responsabilidades necessárias perante seus filhos.
       Vale ressaltar mais uma vez que a figura paterna faz muita falta nestes casos, justamente por ser muitas vezes uma figura autoritária ao mesmo tempo que uma figura de amor. Todos esses fatores desencadeiam a raiva desses jovens que muitas vezes tem o desejo de machucar ou até matar seus pais.
      Nessa situação podemos pontuar as falhas no governo por não dar um suporte necessário para reintegrar esses jovens dentro da sociedade e quando este acontece, é totalmente parcial, tanto que os detentos muitas vezes não tem vontade de voltar para a vida em sociedade preferindo sempre voltar para a vida no crime.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (32.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com